ChatGPT ganha aplicativo para computador e novo visual na web
Por Ricardo Syozi • Editado por Douglas Ciriaco | •
A OpenAI anunciou o lançamento de um aplicativo para computador do ChatGPT. O aplicativo permite acessar o modelo de inteligência artificial sem a necessidade de um celular ou de um navegador e oferece todos os recursos disponíveis nas demais versões, como opção de enviar áudio e digitar comandos. Além disso, a versão web do chatbot também ganhou uma repaginada.
- PornoGPT? ChatGPT pode liberar criação de conteúdo erótico no futuro
- Sem rival do Google, OpenAI anuncia GPT-4o e ChatGPT pra PC
ChatGPT para desktop
A novidade foi anunciada pela diretora de tecnologia (CTO) da OpenAI, Mira Muratti, nesta segunda-feira (13), e começa a ser liberada ainda hoje para os assinantes do ChatGPT Plus. Ainda não há data de lançamento para os usuários do serviço gratuito.
O exemplo apresentado no evento (imagem no topo desta matéria) destacou a pequena janela do ChatGPT com a opção de fala ativada e tudo pode ser acessado com um atalho (Option + Space).
Por enquanto, a companhia liberou apenas uma versão para macOS do seu novo aplicativo, mas garante que planeja uma versão do aplicativo para Windows — entretanto, não há qualquer previsão de quando isso vai acontecer.
Novo visual na web
Além de trazer as funções já conhecidas da plataforma, a OpenAI confirmou a chegada de uma nova interface para a versão online do programa. Mais clean e direta que o usual, ela reposiciona os botões de sugestão de prompt ao centro da tela. Ainda na pegada de deixar tudo mais “amigável e conversacional”, segundo a companhia, o botão de perfil foi parar no canto superior direito (ele ficava embaixo e à esquerda) e o botão para recolher o painel lateral saiu do meio da aba e foi parar no canto superior esquerdo.
Segundo a OpenAI, a novidade também começou a ser liberada hoje para todos os usuários. Assim que instalar o app no seu desktop ou quando quiser curtir o novo visual da plataforma, aproveite para testar algumas coisas para pedir ao ChatGPT.