Publicidade

Quando surgiu a inteligência artificial? Conheça a história da IA

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Emanuele Almeida/Canaltech
Emanuele Almeida/Canaltech

Se você pensa que a inteligência artificial é coisa de filme de ficção científica recente ou veio apenas com o lançamento do ChatGPT, não é bem assim. Na verdade, dá para dizer que toda a história da IA começou em 1956, quando o termo "Inteligência Artificial" foi cunhado por John McCarthy nos Estados Unidos. 

Esse evento no Dartmouth College é considerado o pontapé inicial do campo da IA. Lá foram reunidas mentes brilhantes para discutir a possibilidade de criar máquinas capazes de simular a inteligência humana.

A seguir, acompanhe os seguintes momentos na história da IA:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  • Um dos primeiros chatbots simulou conversa com psicólogo
  • A IA também “hibernou” por um tempo
  • Quando a IA “acordou” e teve seu boom?

Um dos primeiros chatbots simulou conversa com psicólogo

Nos anos 1960, o programa ELIZA, criado no MIT nos EUA, simulou conversas com humanos de forma rudimentar, mas já era um vislumbre do que viria. 

Uma das principais aplicações da ELIZA era simular uma conversa entre um paciente (o usuário) e seu psicólogo (o software). Na prática, a ferramenta era treinada para repetir de forma diferente o que havia sido dito. 

Então, por exemplo, se alguém enviasse 'estou tendo problemas com meus pais', ela diria 'você está tendo problemas com seus pais'."

A IA também “hibernou” por um tempo

Os novos modelos estimularam pesquisadores a buscarem novas ferramentas. Contudo, a falta de investimento para manter experimentos, assim como recursos ainda escassos, fizeram com que o interesse pela IA diminuísse e a partir da década de 70.

Continua após a publicidade

Dessa forma, as pesquisas sobre inteligência artificial entraram em um momento de hibernação, chamado de “inverno da inteligência artificial”. 

Quando a IA “acordou” e teve seu boom?

A IA começou a "despertar" a partir dos anos 1990, com novas pesquisas e previsões de desenvolvimento que estimularam investimentos e experiências. Uma das inovações foi feita em 1995 e gerou a ALICE (Artificial Linguistic Internet Computer Entity), baseada no programa da ELIZA. 

Esse novo chatbot continha melhorias como grande processamento de dados de linguagem natural. Assim, a plataforma conseguia gerar conversas mais complexas e fluídas. 

Continua após a publicidade

Mas o grande boom veio mesmo no século 21, impulsionado pelo aumento exponencial do poder computacional e pela explosão de dados gerados a cada segundo. Foi aí que o aprendizado de máquina e, mais recentemente, o deep learning chamaram a atenção. 

O surgimento do ChatGPT em 2022 foi o que abriu a sociedade para o poder da ferramenta. A capacidade de processamento e a execução de diversas tarefas em linguagem natural do chatbot da OpenAI marcou um novo momento para a história da IA que a sociedade ainda vive. 

De lá para cá, ferramentas de IA se tornaram cada vez mais presentes no cotidiano global com os avanços do ChatGPT, Gemini, Claude, Perplexity e muito mais.

Leia mais:

Continua após a publicidade

VÍDEO: IAs que resumem documentos