Pronto para a IA? CEO do GitHub lista habilidades essenciais para devs
Por Emanuele Almeida • Editado por Bruno De Blasi | •

O CEO do GitHub, Thomas Dohmke, listou as habilidades essenciais para que desenvolvedores se mantenham ativos no setor diante das constantes atualizações da inteligência artificial. O executivo também abordou o tema do emprego e as perspectivas trazidas pela transformação impulsionada pela IA, em uma publicação em seu blog pessoal.
- AWS recebe modelos da OpenAI e quebra exclusividade do Microsoft Azure
- Novo modelo aberto de IA da OpenAI chega ao Windows, mas não para todos os PCs
7 habilidades essenciais para desenvolvedores
Dohmke destacou que o futuro das carreiras em desenvolvimento envolve uma integração mais eficiente com a inteligência artificial, com a expectativa de mudanças drásticas na realidade profissional da área. Para acompanhar essa revolução, ele indica as seguintes competências:
Fluência em IA
Segundo o CEO, será fundamental compreender as capacidades e limitações das diversas ferramentas, plataformas e modelos de inteligência artificial, a fim de adaptar práticas e fluxos de trabalho de forma eficaz.
"Isso exige aprendizado contínuo e compromisso com a adaptabilidade, dada a velocidade vertiginosa da inovação em IA", afirma Dohmke no blogpost.
Controle e organização de agentes
Com maior fluência em IA, desenvolvedores também precisarão aprimorar o julgamento e as estratégias para colaborar com agentes ou delegar tarefas a eles. Para coordenar bem esses agentes, é essencial desenvolver habilidades de comunicação e formular comandos precisos.
"Não subestime a importância das habilidades de comunicação para a delegação, não se trata apenas de usar linguagem natural. Instruções vagas ou de uma só linha nunca foram suficientes para capacitar colegas humanos a atingir metas com sucesso, e também não funcionarão para agentes de IA", ressalta o executivo.
Colaboração entre humanos e IA
O feedback entre humanos e agentes precisa ocorrer de forma mais frequente e precisa. Dohmke recomenda que os desenvolvedores definam pontos de parada, orientem os agentes à autocrítica e incentivem perguntas da IA relacionadas às ações programadas.
Fundamentos e controle de qualidade
O CEO do GitHub destaca a importância de manter uma base sólida em programação, algoritmos, estruturas de dados e sistemas de software.
"Esse conhecimento fundamental permite que os desenvolvedores compreendam códigos complexos, avaliem a qualidade das respostas da IA e identifiquem como elas foram geradas", explica.
Além disso, ele observa que o escrutínio técnico deve se tornar ainda mais rigoroso. A capacidade de revisar, testar e validar o código gerado por IA será indispensável.
Compreensão de produto
Neste ponto, Dohmke explica que desenvolvedores precisam adotar um pensamento sistêmico, com visão do produto como um todo. "Isso levará os desenvolvedores a adotar um pensamento híbrido, que combine engenharia, design e gestão de produto."
Arquitetura e design de sistemas
Com o aumento da automação de tarefas de baixo nível, torna-se essencial compreender a arquitetura geral dos sistemas. Dohmke enfatiza a importância de conhecer padrões de design e entender como os componentes se integram para manter uma visão completa dos processos.
Funções tradicionais de codificação vão diminuir cada vez mais
Ao tratar do futuro da profissão de desenvolvedor, Dohmke avalia que algumas funções tradicionais de codificação tendem a desaparecer ou passar por transformações significativas. Ele atribui essa mudança à automação de tarefas complexas de programação realizada por IA, sob coordenação dos próprios desenvolvedores.
O executivo afirma que esses fatores levarão a uma transformação nos empregos de desenvolvedor de software como os conhecemos hoje. "Há mais motivos para reconhecer a ruptura e se adaptar do que para se desesperar", destaca o CEO.
Leia mais:
- Santander lança Trainee com salário de R$ 9,2 mil e possibilidade de atuar fora
- SGB abre concurso público com 115 vagas e salários de até R$ 10,5 mil
- Concursos públicos de TI têm alta demanda e bons salários
VÍDEO: Samsung Galaxy Z Fold 7: Dessa vez, a "finura" fez sentido [PRIMEIRAS IMPRESSÕES]