Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pesquisadores desenvolvem inteligência artificial que detecta sarcasmo nas redes

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Maio de 2021 às 15h00

Link copiado!

pch.vector/Freepik
pch.vector/Freepik

O sarcasmo é uma das figuras de linguagem mais difíceis de se perceber, porque exige conhecimento prévio sobre o tema, sensibilidade para nuances e domínio sobre atualidades, e isso se agrava na internet, sem a possibilidade de diferenciar tons de voz. Foi pensando nesta dificuldade que pesquisadores da University of Central Florida criaram uma inteligência artificial capaz de analisar posts e identificar se eles contém ou não sarcasmo. As descobertas foram publicadas na revista científica Entropy. 

Se já é difícil identificar o sarcasmo na fala cara a cara, imagine para uma máquina sem a capacidade de análise que os seres humanos possuem. Para construir o algoritmo, a equipe se baseou em dois requisitos básicos: a análise contextual e a percepção emocional. Foram mapeadas diversas sequências de frases e palavras-chave usadas nas mídias sociais que tinham maior probabilidade de conter sarcasmo. 

Como o estudo foi realizado nos Estados Unidos, os termos sarcásticos são vinculados à língua inglesa e precisam estar atrelados a uma situação contextual para fazer sentido. Veja:

Continua após a publicidade

Aprendizado de máquina emocional

A partir disso, entrou em cena o conceito de aprendizado de máquina: o sistema foi bombardeado com diversos modelos, o que o alimentou com um grande conjunto de dados. Isso fez com que o algoritmo se aperfeiçoasse para detectar com bastante precisão aquela postagem dotada de linguagem sarcástica.

Ao receber o texto a ser analisado, o sistema desempenha uma série de análises e contextualizações. O processo acontece em segundos — mais rápido do que o cérebro de algumas pessoas (olha o sarcasmo aí!) — e gera uma pontuação final com a probabilidade de aquele comentário conter a figura de linguagem.

Continua após a publicidade

Os estudantes relataram que a maior dificuldade foi transpor a barreira da falta de elementos que caracterizam o sarcasmo, como o tom de voz, as expressões faciais e os gestos que não são reproduzidos em texto. Até os emojis, aliados da transmissão de sentimentos, podem ser usados com tons sarcásticos. E, como toda tecnologia, ainda faltam aprimoramentos para elevar ainda mais a taxa de acerto.

Apoio ao mercado de relacionamento com cliente

É comum as empresas se equivocarem nas respostas dadas a clientes por não terem compreendido o contexto da fala. Com ferramentas como essa, as companhias podem ter mais um aliado na hora de detectar um comentário depreciativo de um cliente nas redes sociais ou a fúria durante a construção de um e-mail para o suporte técnico.

Continua após a publicidade

No fim das contas, por mais preciso que seja o mecanismo, a análise humana continuará sendo indispensável. E isso deverá ocorrer por alguém com amplas habilidades sociais e conhecimentos gerais. Se a pessoa for como Sheldon Cooper, da série The Big Bang Theory, então talvez seja melhor deixar apenas o computador fazer o trabalho dele… #sarcamo

Fonte: Entropy