Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

OpenAI lança guia para professores usarem o ChatGPT

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Setembro de 2023 às 11h31

Link copiado!

Shubham Sharan/Unsplash
Shubham Sharan/Unsplash

A OpenAI publicou nesta semana um guia dedicado a professores que quiserem usar o ChatGPT em sala de aula. O documento traz informações detalhadas sobre o funcionamento da inteligência artificial, sua eficácia e limitações, além de orientações sobre o melhor uso de prompts para a geração de explicações sobre assuntos complexos.

O guia abrange diferentes frentes, indo desde a utilização efetiva do ChatGPT como acessório durante os ensinamentos até seu uso para a detecção de trabalhos copiados ou criados com a ajuda de inteligência artificial. O estudo também traz conclusões sobre possíveis vieses que possam estar disponíveis na plataforma ou a falta de exatidão em algumas respostas, além de como lidar com os limites e a confiabilidade da IA.

ChatGPT na sala de aula

Continua após a publicidade

A ideia, segundo a OpenAI, não é criar um manual teórico, mas sim uma espécie de estudo de caso. Exemplos reais de como o ChatGPT já está sendo usado na sala de aula também fazem parte do documento, com professores universitários utilizando a tecnologia na tradução de textos complexos para alunos de intercâmbio ou servindo como acessório para tornas as aulas mais lúdicas através da criação de jogos de palavras, questionários e até a simulação de situações, como em um RPG de texto.

"Estamos lançando um guia para professores que usam o ChatGPT na sala de aula — incluindo sugestões de prompts, uma explicação sobre como o ChatGPT funciona e suas limitações, a eficácia de detectores de IA e viés."

Em alguns casos, até roteiros completos para tarefas específicas são disponibilizados pela OpenAI para que sejam simplesmente copiados e colados na plataforma. Esses exemplos ajudam na criação de planos de estudos, explicações com analogias adequadas a estudantes de um determinado país ou a configuração de um tutor digital que auxilie o estudante durante tarefas complexas.

Continua após a publicidade

O guia liberado nesta semana também está associado a outros textos informativos já liberados pela OpenAI e também focados no mercado educacional. Enquanto aqui as informações aparecem de forma mais lúdica e direta ao ponto, listas de perguntas e documentos técnicos também trazem ainda mais dados técnicos sobre como a inteligência artificial funciona, como ela pode ajudar na sala de aula e até que ponto as informações emitidas podem ser consideradas confiáveis.

Mais informações podem ser encontradas no site oficial da OpenAI (openai.com).