O que é Latam-GPT? Conheça o modelo de IA para a América Latina
Por Viviane França • Editado por Bruno De Blasi |

O Latam-GPT é um modelo de IA de código aberto feito sob medida para a América Latina. Ele foca em entender os idiomas, expressões e contextos sociais da região. A iniciativa é liderada pelo Centro Nacional de Inteligência Artificial (CENIA) e reúne instituições de 15 países.
- Como funciona a Maritaca, chatbot com IA brasileiro?
- GAIA, Amazônia e mais: 5 IAs generativas brasileiras
A seguir, tire suas dúvidas sobre:
- O que é Latam-GPT?
- Como funciona o modelo de IA da América Latina?
- Por que o Latam-GPT é importante?
O que é Latam-GPT?
O Latam-GPT é um grande modelo de linguagem desenvolvido por países latino-americanos para reduzir a dependência de soluções estrangeiras.
Mais de 60 organizações, entre universidades, centros de pesquisa e empresas, trabalham juntas para propor uma alternativa open source às IAs que lideram o mercado atualmente, pois elas são treinadas em inglês e não tem contexto cultural, histórico e político da América Latina.
Por ser open source, o modelo pode ser adaptado por governos, instituições acadêmicas e startups para aplicações em várias áreas, como educação, saúde, gestão pública e inovação digital.
Como funciona o modelo de IA da América Latina?
O Latam-GPT foi desenvolvido com base na arquitetura Llama 3.1, da Meta, e conta com 70 bilhões de parâmetros — os “ajustes internos” que a IA aprende para entender e prever palavras em um texto.
O modelo foi treinado com aproximadamente 300 bilhões de tokens em espanhol e português para aprender padrões de linguagem da América Latina. Para isso, o projeto usou a infraestrutura de nuvem da Amazon Web Services (AWS).
Após o pré-treinamento, o modelo passou por um refinamento com supervisão (SFT) e ajustes baseados em preferências dos usuários (DPO) para garantir que suas respostas sejam seguras, úteis e alinhadas a padrões éticos.
Ainda, foi realizada uma curadoria e filtragem dos dados para remover conteúdos nocivos, desinformação e informações pessoais identificáveis.
Por que o Latam-GPT é importante?
Apenas cerca de 4% do conteúdo disponível na web está em espanhol e 2% em português, de acordo com estimativas do repositório Common Crawl. Por isso, os modelos internacionais nem sempre compreendem as nuances regionais dos países latinos.
O desenvolvimento de um modelo próprio, como o Latam-GPT, faz com que a IA compreenda melhor os contextos culturais e linguísticos locais. Com isso, a região ganha mais autonomia tecnológica, pode criar soluções adaptadas à sua realidade e promove maior inclusão digital, além de fortalecer a participação da latino-americana no avanço da inteligência artificial.
Confira outros conteúdos do Canaltech: