O Gemini vai ajudar você a não ser mais um péssimo jogador dando dicas ao vivo
Por João Melo • Editado por Melissa Cruz Cossetti | •

Você já se pegou jogando algum jogo no celular e, por não conseguir avançar de fase, ter que sair do aplicativo para procurar tutoriais na internet? O Google apresentou na última terça-feira (23) um recurso que permitirá que o Gemini forneça essas dicas ao vivo.
- Como usar a IA Gemini do Google | Guia Prático
- IA permite que jogadores ajudem a criar narrativas em jogos, mostra estudo
- Por que o Gemini tem vários modelos? Especialista em IA do Google explica
Trata-se do Play Games Sidekick, uma ferramenta que poderá ser utilizada enquanto o usuário interage com jogos baixados no Google Play. O recurso seleciona e organiza informações relevantes sobre os jogos e fornece esses dados diretamente ao Gemini Live.
Depois, o Gemini oferece as orientações em tempo real para evitar que o usuário precise fechar o aplicativo em busca de instruções.
“Com o Sidekick, você poderá pedir ajuda em tempo real ao Gemini por meio de conversas, em vez de sair do jogo para procurar tutoriais ou orientações. O Sidekick utiliza os recursos de compartilhamento de tela do Gemini Live para entender o contexto e fornecer dicas, truques e suporte durante a jogatina, com inteligência artificial”, destacou o Google em comunicado.
A big tech ressaltou que as soluções de inteligência artificial (IA) relacionadas ao Sidekick são desenvolvidas pelo Google DeepMind em conjunto com o Google Play, e que o novo recurso deve ser disponibilizado em jogos selecionados nos próximos meses.
IA na busca por apps
Outro recurso relacionado à IA no Google Play anunciado pela empresa foi a Busca Guiada. Com ela, os usuários conseguem encontrar aplicativos desejados na plataforma digitando comandos como “jogos de baralho”. A partir disso, a inteligência artificial organiza os resultados em categorias para tornar a pesquisa mais intuitiva.
O Google também destacou que segue investindo na proteção de seus usuários e desenvolvedores, com iniciativas baseadas em IA para detecção de ameaças e políticas de privacidade mais robustas.
“Com a privacidade e a segurança em primeiro lugar, os usuários podem confiar nos aplicativos que baixam do Google Play, e os desenvolvedores podem construir negócios prósperos”, ressaltou a empresa.
Leia mais:
- Nintendo não irá utilizar IA Generativa para desenvolver jogos
- Avaliadores de IA | Como trabalham os humanos que treinam o Gemini do Google
- Como transcrever áudios e gravações de chamadas no Gemini
Fonte: Google