Publicidade

Nova tecnologia produz imagens incrivelmente nítidas mesmo com pouca luz

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Agosto de 2022 às 13h02

Link copiado!

Reprodução/Ben Mildenhall
Reprodução/Ben Mildenhall

Um grupo de desenvolvedores independentes, apoiado por tecnologias de pesquisa do Google Research, desenvolve uma tecnologia capaz de realizar fotos e gravar vídeos com uma qualidade impressionante à noite. O projeto MultiNerf usa algoritmos avançados associados à inteligência artificial para eliminar ruídos gerados pelos sensores de imagem.

O resultado da tecnologia é uma imagem limpa, fiel ao ambiente e quase tão boa quanto um registro feito com a luz natural do dia. A grande sacada está na associação entre a fotografia e a computação gráfica, o que produz um resultado único. Confira:

Continua após a publicidade

Um dos criadores da IA, Ben Mildenhall fez o vídeo acima no qual registra um pouco da tecnologia em funcionamento. É incrível ver como o resultado parece natural, sem aqueles tradicionais pixelados ou distorções de imagens comuns nas fotografias noturnas.

Os materiais que serviram de base foram gravados por câmeras configuradas a 30 quadros por segundo. Claro que ainda está distante do potencial em 4K e 120 quadros por segundo que muitas câmeras modernas conseguem atingir, mas é um avanço muito importante para o mundo da fotografia digital noturna.

Nerf é uma sigla adotada pelos pesquisadores para a expressão Neural Radiance Fields. O que a tecnologia faz é basicamente ajustar a exposição, mapear o gama, ajustar o tom das cores e até corrigir foco para entregar uma imagem com o mínimo de ruídos visuais possíveis. A parte mais incrível é que a câmera pode se mover em ângulos diferentes, inclusive com desfoque e troca de objetos, sem que a imagem exibida seja afetada.

Fotografia computacional no celular

Continua após a publicidade

A chamada fotografia computacional já está presente em muitos smartphones modernos e recebe nomes variados. No caso da Samsung, o Nightography permite registrar fotos e vídeos em alta qualidade e nitidez à noite ou em baixa luminosidade. A novidade está presente na linha Galaxy S22 e é um dos destaques da câmera.

Já a Apple possui o modo Noite em câmeras dos seus iPhones desde a versão 11. O resultado não é tão otimizado quanto da rival sul-coreana, mas resulta de um aprimoramento de hardware associado a IA e aos algoritmos.

Por enquanto, o MultiNerf ainda é parte de uma pesquisa, disponível em código aberto no GitHub, e não está disponível como um produto comercial. Mesmo assim, é interessante ver como a fotografia ainda possui espaço para evoluir, especialmente com o aumento no poderio gráfico e de processamento dos telefones celulares modernos.