Mozilla cria startup para construir IA open source
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
A Mozilla vai criar uma uma startup específica para cuidar dos projetos de inteligência artificial. Chamada Mozilla.ai, ela atuará na construção de um modelo de linguagem capaz de otimizar tarefas, com “código aberto, confiável e independente”.
- Microsoft Loop | Plataforma colaborativa chega com IA e já está disponível
- App mascara imagens para impedir "roubo de estilo" por IAs
O escolhido para a função foi o renomado especialista de IA Moez Draief. O cientista contará com um orçamento de US$ 30 milhões (cerca de R$ 157 milhões) para desenvolver as primeiras ações.
A movimentação não chega a ser uma supresa, pois a organização atua no mercado de IAs há muitos anos. Em 2020, por exemplo, lançou um trabalho chamado Creating Trustworthy AI, cujo propósito era desenvolver parâmetros para uma tecnologia confiável.
Agora, a companhia parece ter deixado o lado teórico de lado para entrar de cabeça na prática, incentivada pelos navegadores correntes. Até agora, dos grandes navegadores, apenas o Firefox e Chrome não revelaram uma ferramenta de IA integrada.
IA open source para uso de todos
O lado bom é que a tecnologia de IA resultante será aberta para uso amplo, então os desenvolvedores poderão criar gratuitamente sobre o ecossistema. Isto pode ser um fato muito positivo para impulsionar ainda mais o setor.
Detalhes não foram revelados, por isso é impossível saber quais serão os planos. Fato é que a Mozilla precisará criar algo diferente para se destacar na multidão e, principalmente, entregar uma solução com menos erros e mais segura que os concorrentes.
O Google deve implementar o Bard, que está em teste público aberto, em seu ecossistema de soluções, impulsionado pelo sucesso da Microsoft com o Bing Chat no Edge. Hoje (22), a Opera também implementou o ChatGPT e o ChatSonic em seus navegadores.