Publicidade

Microsoft Copilot ganha IA para criar músicas na versão web

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Dezembro de 2023 às 17h07

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Agora, também é possível gerar e compor músicas com o Microsoft Copilot: o assistente recebeu integração com a IA generativa Suno, voltada para a criação musical. A novidade está disponível a partir da ativação de um plugin disponível via Google Chrome e Microsoft Edge para desktop.

Após ativar o plugin, é possível enviar uma frase para o chatbot com tudo o que você quer na canção, como estilo musical, humor, batidas por minuto e instrumentos usados. O Copilot então usa o Suno para criar uma prévia de um minuto e gerar duas estrofes para a letra da faixa, inteiramente gerada por IA.

Em nota, a Microsoft informa que “através desta parceria, as pessoas tem na ponta das mãos a habilidade, independente do conhecimento musical, para criar músicas divertidas, inteligentes e personalizadas com um simples prompt”.

Continua após a publicidade

Muitas plataformas de streaming musical ainda são restritas com relação ao uso de músicas geradas por IA — o Spotify, por exemplo, já removeu milhares de faixas criadas por robôs no catálogo, enquanto o YouTube sinaliza esse tipo de conteúdo. Por outro lado, a ferramenta pode ser usada para entretenimento próprio, com a possibilidade de explorar estilos musicais mesmo sem o domínio de um instrumento ou de técnicas de produção. A Microsoft não informa se a parceria permite usar as produções para fins comerciais.

O plugin do Suno começou a ser distribuído hoje (19) no Copilot para Microsoft Edge e deve chegar a todos os usuários nas próximas semanas — a opção já está disponível em teste feito pelo Canaltech e traz alguns prompts de exemplo.

Vale reforçar que o assistente de IA possui outros complementos, como a pesquisa na web e uma integração com o Kayak para mostrar opções de hospedagem e passagens aéreas em viagens.

Continua após a publicidade

Como criar música com IA no Copilot

Siga estes passos para montar a própria canção:

  1. Acesse copilot.microsoft.com via Chrome ou Edge no computador;
  2. Selecione a aba “Plugins”;
  3. Ative a opção “Suno”;
  4. Envie o prompt;
  5. Para receber um exemplo, clique em “Faça música com Suno”.

As IAs generativas ganham cada vez espaço no meio musical: além das ferramentas que cuidam da parte instrumental, o YouTube também disponibilizou o Dream Track, uma IA que cria músicas com a voz de cantores famosos. Na fase inicial, é possível usar as vozes de Alec Benjamin, Charlie Puth, Charli XCX, Demi Lovato, John Legend, Sia, T-Pain, Troye Sivan e Papoose.