Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

IA pode ajudar pessoas a se comunicarem com animais?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Agosto de 2023 às 14h33

Link copiado!

westend61/Envato
westend61/Envato

A inteligência artificial (IA) poderia um dia fazer o ser humano se comunicar com animais? Essa é a reflexão proposta por um artigo científico publicado na revista Current Biology. Na ocasião, pesquisadores israelenses trouxeram à tona os principais desafios de se estabelecer esse tipo de interação.

Para o surgimento de um modelo de linguagem baseado em IA que promova a comunicação com um animal, seria necessário usar os próprios sinais comunicativos do bicho. Os pesquisadores explicam que, nesse caso, o animal não deve aprender novos sinais, como um cachorro respondendo a comandos humanos.

Além disso, esses sinais devem ser utilizados em uma variedade de contextos comportamentais, não apenas em situações de ameaça, por exemplo. O modelo ainda deve produzir uma resposta mensurável no animal, como se estivesse se comunicando com um coespecífico, ou seja, um animal semelhante a si mesmo, e não com uma máquina.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores reconhecem que é possível que um dia um algoritmo possa dizer se um gato de estimação está expressando amor ou frustração, por exemplo, mas provavelmente não será possível perguntar como ele está se sentindo. Isso porque, segundo os autores, a linguagem humana pode simplesmente ser única, de maneira que não se estende a outros animais.

IA promove a comunicação entre humanos e animais?

Os pesquisadores apontam que dominar a comunicação primata, por outro lado, pode ser mais fácil, pois é a mais próxima da nossa. Mas mesmo assim, os modelos de IA ainda precisariam ser treinados em uma enorme quantidade de dados que exigiriam vigilância de longo prazo de primatas na natureza.

Mesmo que esses dados pudessem ser coletados e utilizados, os cientistas precisariam medir uma resposta natural, indicando que ouviram e entenderam a tentativa de uma máquina de se comunicar.

Gravações neurais podem ajudar com isso, mas em alguns casos, provar a compreensão objetiva pode ser totalmente impossível, conforme alertam os autores do artigo.

Mas a estimativa deles é que a IA pode ser aproveitada para entender melhor a comunicação animal, embora possa não ser capaz de ajudar o ser humano a se comunicar com animais da forma que gostaríamos.

Por que animais não falam?

Continua após a publicidade

Um estudo publicado na Science ABC em 2021 ajudou a entender por que animais não falam. Um dos fatores é que os humanos têm a área de Broca, parte do cérebro humano responsável pela expressão da linguagem. Essa parte do cérebro é menos desenvolvida, ou ausente, em outros animais.

Há também certas vias neurais encontradas apenas em alguns animais, entre eles os humanos. Essas vias são essenciais para as habilidades vocais. Outro fator que nos dá essa capacidade é o gene FOXP2, ligado à fala e à linguagem, pois. Quando ele sofre uma mutação, essas capacidades são afetadas.

Mas existem outros meios de se comunicar com animais. Em estudo do MIT, pesquisadores se concentraram em compreender as aranhas por meio da música, por exemplo.

Fonte: Current Biology, Science AlertScience ABCMIT