Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que os animais não falam? A ciência explica!

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Setembro de 2021 às 08h30

Link copiado!

 twenty20photos/Envato
twenty20photos/Envato

Já está bem claro que animais conseguem se comunicar de maneiras diferentes, uma vez que a comunicação é a chave para a sobrevivência. Mesmo os organismos unicelulares têm a capacidade de interagir. Essa comunicação não precisa ser na forma de palavra falada. Isso pode ser feito por meio de ações, gestos, reações químicas, sons ou até mesmo danças. Mas por que os animais não falam? 

Em humanos, há uma série de razões que podem ser atribuídas à nossa capacidade de falar. Como acontece com muitas funções biológicas, a extensão e a precisão desses fatores não são completamente compreendidas. No entanto, os pesquisadores mencionam a área de Broca, que é basicamente a parte do cérebro humano responsável pela expressão da linguagem, e contém os programas motores da fala. Acontece que essa parte do cérebro é menos desenvolvida, ou ausente, em outros animais.

Os especialistas apontam também a presença de certas vias neurais encontradas apenas em alguns animais, entre eles os humanos. Essas vias são essenciais em nossas habilidades vocais. Os outros grupos de animais que possuem essas vias são pássaros, como beija-flores, pássaros canoros e papagaios, bem como mamíferos como morcegos e cetáceos.

Continua após a publicidade

Outro fator que nos dá essa capacidade é o gene FOXP2. Os cientistas acreditam que esse gene esteja ligado à fala e à linguagem, pois, quando ele sofre uma mutação, essas capacidades são afetadas. Estudos indicam que pequenas mudanças na proteína do gene podem levar a um efeito cascata que potencialmente influencia o desenvolvimento da fala humana.

Outra teoria é que nossa capacidade de falar também tenha acontecido por causa do nosso caminho evolutivo, e que foi isso que nos permitiu emitir os sons necessários para falar. Existem animais, como papagaios, que podem imitar nossas palavras. No entanto, esses animais não entendem o significado delas. Sendo assim, falar é uma habilidade única dos seres humanos. 

Fonte: Science ABC, Agência Fapesp