Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Inteligência artificial supera humanos em jogo clássico

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Dezembro de 2023 às 14h45

Link copiado!

Envato/iLexx
Envato/iLexx

Pesquisadores da ETH Zürich desenvolveram uma inteligência artificial que conseguiu superar os humanos em um jogo clássico chamado Labyrinth Maze. A máquina ultrapassou o recorde mundial estabelecido pelo sueco Lars Göran Danielsson (que trazia o percurso em 15,41 segundos) ao completar o jogo em apenas 14,48 segundos.

No game em questão, é preciso usar dois botões para orientar uma bola de mármore de um início para um ponto final. A ideia é não deixar a bola cair nos buracos que ficam no meio do caminho.

Na prática, o robô chamado CyberRunner aprende com a experiência. Uma câmera observa o jogo e um algoritmo aprende mais a cada tentativa.

Continua após a publicidade

Em meio ao estudo, os pesquisadores deram ao CyberRunner e a vários humanos cerca de seis horas de prática com o jogo. Enquanto os humanos que participaram mostraram dificuldde para cumprir o objetivo do labirinto depois desse tempo, o robô conquistou em poucos segundos.

IA supera humanos em jogo

Para se ter uma noção, os pesquisadores afirmaram que a máquina se tornou tão adepta do jogo que conseguiu usar alguns atalhos não intencionais, por isso em determinados momentos a equipe precisou  intervir e instruir a IA a seguir o caminho correto do labirinto. Em vídeo, podemos observar a IA jogando:

Continua após a publicidade

"Motivado pelo desafio de alcançar um aprendizado rápido em ambientes físicos, este artigo apresenta o desenvolvimento e treinamento de um sistema robótico projetado para navegar e resolver um jogo de labirinto utilizando técnicas de reinforcement learning", aponta o estudo.

"O método envolve a extração de observações a partir de imagens de câmeras, fornecendo informações valiosas sobre o layout do labirinto. Além disso, exploramos as simetrias do sistema para aumentar os dados de treinamento. Consequentemente, nossa abordagem aprendeu a resolver com sucesso o popular jogo com apenas 5 horas de dados de treinamento do mundo real", finalizam os pesquisadores.

Anteriormente, vimos que uma inteligência artificial da Meta superou humanos em jogo de tabuleiro ao estabelecer alianças estratégicas. Enquanto isso, uma IA da DeepMind chegou a vencer os melhores jogadores de Combate do mundo.

Fonte: arXiv, CyberRunner