Publicidade

IA do Google ganha chats temporários para fazer pedidos sem deixar rastros

Por  |  • 

Compartilhe:
Bruno De Blasi/Canaltech
Bruno De Blasi/Canaltech

Agora é possível iniciar conversas no Gemini sem registrar o histórico de mensagens. Anunciada nesta quarta-feira (13), a nova função de chats temporários garante mais privacidade e não utiliza os dados da interação para personalizar as respostas da IA do Google.

A nova função segue outros chatbots, como o ChatGPT, que oferece o envio de mensagens sem registrá-las no histórico da conta. 

Em nota ao Canaltech, o Google explica que a modalidade não mostra os comandos enviados e as mensagens recebidas entre os tópicos recentes e nas atividades dos apps Gemini. Da mesma forma, o conteúdo compartilhado não é utilizado para personalizar a experiência da plataforma. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O recurso é ideal para trocar ideias de assuntos mais sensíveis ou de temas que não são frequentes para não impactar na contextualização de pedidos futuros. Contudo, apesar de não registrar informações da maneira convencional, é indicado evitar o envio de informações sigilosas ou pessoais ao chatbot.

A atualização já começou a ser distribuída e será entregue aos usuários ao longo das próximas semanas.

Para acessar o recurso tanto na versão web quanto nos apps do Gemini para Android e iOS, basta tocar no botão que será oferecido ao lado da opção “Nova conversa” na barra lateral da plataforma.

Mudança nos ajustes de privacidade

Além das conversas temporárias, o Google atualizou os ajustes de privacidade do Gemini: agora, a área “Atividade dos aplicativos com Gemini" se chama "Manter atividade"

“Quando esta configuração estiver ativada, uma amostra dos futuros uploads será usada para ajudar a melhorar os serviços do Google, incluindo o treinamento de modelos de IA generativa para todos. Se os usuários não quiserem essa opção, podem desativar a configuração ou usar os chats temporários”, informou a empresa.

O ajuste será oferecido nas próximas semanas.

Continua após a publicidade

A empresa também ampliou a função de memória do chatbot para utilizar as informações de conversas anteriores para contextualizar os pedidos e oferecer respostas mais personalizadas.

Confira outras matérias do Canaltech:

VÍDEO: Chat GPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?

Continua após a publicidade