Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

IA da Adobe aumenta resolução de vídeos em até 8x

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Abril de 2024 às 13h12

Link copiado!

Wahid Khene/Unsplash
Wahid Khene/Unsplash
Tudo sobre Adobe

A Adobe apresentou uma nova tecnologia de inteligência artificial que consegue aumentar a resolução de vídeos desfocados em até oito vezes para oferecer uma imagem em alta definição. Chamada de VideoGigaGAN, o modelo de IA promete ser mais competente do que outros métodos, pois pode “fornecer detalhes mais refinados”, de acordo com a companhia.

Sem mais borrado nos vídeos

A equipe de pesquisas da Adobe anunciou a ferramenta em um artigo publicado no mês de abril que ressalta as qualidades da IA. O VideoGigaGAN é definido como um “modelo de super-resolução de vídeo generativo que pode aumentar a amostragem de vídeos com detalhes de alta frequência, mantendo ao mesmo tempo consistência”.

Continua após a publicidade

Segundo o documento, a diferença entre a nova inteligência artificial e outras abordagens de super-resolução de vídeo (VSR) é que a tecnologia da Adobe não introduz cintilação e outros artefatos indesejados ao resultado. Muitos instrumentos similares têm êxito quando se trata de imagens estáticas, mas sofrem quando o assunto são imagens em movimento, o VideoGigaGAN promete suprir todos os quesitos.

Por outro lado, a IA ainda está em fase de pesquisas e não há nenhuma informação de quando será disponibilizada para o público.

Exemplos chamam a atenção

A Adobe não perdeu tempo e liberou via página do GitHub uma série de exemplos do uso do VideoGigaGAN que surpreendem — entretanto, não dá para se animar muito, já que a ferramenta não está liberada em nenhum aplicativo da empresa.

É possível conferir uma amostra curta de um rosto de um homem que apresenta rugas visíveis e de um doce que recebe uma boa quantia de creme. Outros exemplos são de animais marinhos no fundo do mar, de uma ave em uma árvore e da movimentação do céu, além de outras imagens. Todos com um alto nível de resolução quando aprimorados com a IA.

Adobe investe alto em IA

Nas últimas semanas, a Adobe apresentou novas opções de inteligência artificial para seus produtos. O aplicativo móvel Adobe Express recebeu uma versão do Firefly para criar imagens no telefone, enquanto a IA chegou para a versão Beta do Photoshop.