Google Duplex pode atender suas ligações em call centers, segundo tabloide

Por Ares Saturno | 05 de Julho de 2018 às 18h50

Uma companhia de seguros não identificada está de olho na capacidade de comunicação bizarra e natural do Google Duplex, segundo o The Information. Uma vez que a tecnologia é capaz de "lidar com chamadas simples e repetitivas de clientes", a empresa cogita colocar a inteligência artificial em seus call centers para fazer a triagem dos usuários e repassar as ligações a atendentes humanos para questões mais complicadas. Afinal, ninguém quer ouvir "Eu não entendi essa pergunta, mas estou aprendendo mais a cada dia" quando precisa acionar a sua seguradora.

Durante a apresentação do Google Duplex, na I/O em maio, a interação da inteligência artificial causou doses iguais de deslumbramento e desconforto na plateia, uma vez que não era evidente se os humanos envolvidos no diálogo com a máquina estavam cientes que estavam conversando com uma IA, fazendo com que a tecnologia desenvolvida pela Google passasse pelo teste de Turing.

A seguradora não identificada não seria o primeiro serviço de call center a utilizar robôs para o atendimento de demandas telefônicas: no Brasil mesmo é comum que empresas tenham inteligências artificiais para recepcionar seus clientes, como é o caso da NET. Entretanto, nenhuma dessas companhias possui tecnologias que passem no teste de Turing e ofertem conversações tão naturais.

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A Amazon já divulgou planos de oferecer versões da Alexa ao mercado corporativo, especialmente para empresas de telemarketing. Talvez a Google siga o mesmo caminho, de forma a aumentar sua cartela de produtos corporativos — e suas receitas.

Fonte: The Information, Engadget

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