Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gboard pode ganhar IA para gerar imagens a partir de texto

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Fevereiro de 2023 às 15h04

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Gboard deve se tornar capaz de gerar imagens a partir de descrições em texto usando inteligência artificial em breve. O Google trabalha numa ferramenta embutida ao teclado virtual baseada no Imagen, o modelo de IA generativa da companhia — as informações são do site 9to5Google.

As pistas que sugerem o novo recurso são novas strings contidas na versão Beta do app (compilação 12.7.05.507749191) que fazem referência ao “Imagen Keyboard”. O atalho para a função estaria entre os recursos adicionais do teclado, como o buscador de GIFs ou stickers, Google Tradutor e editor de texto.

Continua após a publicidade

O Imagen foi apresentado em maio do ano passado, mas até agora o acesso ao modelo é restrito para testadores e cientistas. Assim como o DALL-E 2, o Imagen é uma IA geradora de imagens a partir de descrições em texto que, segundo a empresa, apresenta obras superiores aos concorrentes em qualidade e fidelidade.

Função incerta

Por enquanto, é impossível dizer o que a ferramenta do Gboard será capaz de fazer. Será um criador de figurinhas combinadas como as do Emoji Kitchen, ou será um criador de imagens baseada em texto para todas as horas embutido no celular? Só será possível ter certeza disso no futuro.

A função aparentemente está em desenvolvimento e, por se tratar de uma grande adição de IA no Gboard, ela deve ser apresentada em detalhes pelo Google — isso se ela sair do papel, coisa que não é garantida. Resta aguardar por mais novidades.

Continua após a publicidade

Fonte: 9to5Google