Publicidade

Consultoria desenvolve bot que auxilia advogados no protocolo de petições

Por| 01 de Fevereiro de 2021 às 13h40

Link copiado!

New York International
New York International

A Intelligenti - empresa do Grupo Stefanini focada no desenvolvimento e automatização de processos com inteligência artificial (IA), especialmente para a área jurídica - anunciou nesta segunda-feira (1º) o lançamento de bot para automatizar protocolos de petições. 

Segundo a empresa, a ideia da plataforma é tornar os processos jurídicos ainda mais eficientes e prestar uma colaboração aos profissionais que atuam neste segmento. Para isso, ela realiza o incremento e aplicação de tecnologia de Inteligência Artificial (IA) em uma esteira automatizada de protocolos já cadastrados. O sistema agiliza todo o procedimento e, segundo sua desenvolvedora, assegura total efetividade e qualidade na entrega das informações buscadas.

O robô já vem munido de dados consolidados para consulta pública pelo sistema denominado de e-SAJ-SP, do portal de Serviços do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que disponibiliza acesso às informações relativas à situação e tramitação dos processos de primeiro e segundo grau. Permite também acesso aos dados contidos no Processo Jurídico Eletrônico (PJE) do Distrito Federal e dos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Pernambuco.

Continua após a publicidade

Automatização dos procedimentos mais básicos

Entre os exemplos mais comuns de protocolos jurídicos automatizados estão ajuizamentos, petições de andamentos, resposta a ofícios e recursos, entre outros. O passo a passo da esteira da Intelligenti consiste em receber as peças e documentos e efetivar o protocolo via RPA (Robotic Process Automation), gerando mais tempo livre ao advogado que acompanha a petição. Por fim, a plataforma faz a devolução da peça jurídica protocolizada.

Entre os diferenciais ta tecnologia, destaca-se a atuação em ambiente 100% online para input das petições e documentos, sem instalação de programas, livre de burocracia ou contrato de fidelidade. É possível ainda manter o acompanhamento de todos os casos com status de ‘pendentes’, ‘concluídos’ e/ou ‘cancelados’. A plataforma traz ainda a possibilidade de integração com outros sistemas de gerenciamento de processos jurídicos via APIs. Tudo isso com a vantagem de não acarretar custo de manutenção mensal, manter quantidade ilimitada de usuários e com suporte de atendimento em até três horas.

“O principal objetivo na adoção desta nossa solução é desempenhar maior agilidade na realização de protocolos de petição, que podem ser concluídos em até um dia útil", afirmou Cleber Viana, líder de Novos Projetos da Intelligenti.  "Isso proporciona ganho de tempo e deixando com que os profissionais da área jurídica se concentrem em outras tarefas mais estratégicas e menos operacionais, além de gerar uma considerável redução de custos”.

Continua após a publicidade

Atualmente, a plataforma da Intelligenti está em operação na Omni Financeira, uma instituição com atuação de 25 anos no mercado, que já automatizou mais de 10 mil protocolos.

Adquirida pelo Grupo Stefanini no final de 2018, a Intelligenti mantém o foco em soluções com uso de inteligência artificial. Ela desenvolve sistemas que visam simplificar o dia a dia na área jurídica, oferecendo suporte em backoffice e tecnologia para escritórios de advocacia de todos os portes - além de grandes empresas - proporcionando maior controle sobre processos e menor custo de gerenciamento.

A Intelligenti explica que as soluções podem ser divididas em módulos e customizadas, permitindo automatizar procedimentos padronizados e repetitivos. Entre os exemplos de plataformas da companhia estão a Corporate, que oferece ferramentas para controle de grande volume de processos com aplicação de IA para empresas com departamentos jurídicos estruturados internamente. A ferramenta é é focada, principalmente para instituições financeiras, empresas de varejo, telefonia, entre outras. Já as soluções Business são voltadas para escritórios de advocacia, com base na expertise em processos jurídicos. A Intelligenti disponibiliza também a plataforma online Acordo Legal, que realiza acordos judiciais entre bancos e pessoas físicas e/ou jurídicas.