Publicidade

Code Llama | Meta lança IA que gera códigos de programação

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Agosto de 2023 às 09h19

Link copiado!

AltumCode/Unsplash
AltumCode/Unsplash

A Meta anunciou o lançamento do Code Llama, uma IA criada para gerar códigos e tirar dúvidas sobre programação. A novidade foi apresentada na última quinta (24) e se baseia no Llama 2, o grande modelo de linguagem da empresa, com treinamento adicionais para a especialização em códigos.

Os primeiros rumores sobre o Code Llama surgiram ainda no mês de agosto e já apontavam a segmentação para programadores. Assim como em outros modelos de linguagem, a Meta ofereceu a nova IA gratuitamente para uso comercial e de pesquisa.

Continua após a publicidade

O Code Llama está disponível em três modelos diferentes, cada um disponível com três tamanhos — parâmetros 7B, 13B e 34B, respectivamente:

  • Code Llama: versão geral, capaz de criar códigos ou solucionar dúvidas a partir de linguagem natural (prompts em texto) e linguagem de código. Compatível com Python, C++, Java, PHP, Typescript (Javascript), C#, e Bash, entre outras opções;
  • Code Llama - Python: versão especializada em Python, com treinamento aperfeiçoado com 100 bilhões de tokens da linguagem de programação;
  • Code Llama - Instruct: modelo adaptado para compreender pedidos em linguagem natural.

O que é Llama 2?

O Llama 2 é um grande modelo de linguagem desenvolvido em conjunto por Meta e Microsoft, voltado para o treinamento de IA generativa e publicado em código aberto. Enquanto o Code Llama é segmentado para códigos, o modelo geral pode ser usado em diferentes circunstâncias e deve alimentar grande parte dos lançamentos de inteligência artificial da empresa proprietária do Facebook.

Continua após a publicidade

Você pode pedir o acesso ao Code Llama e ao Llama 2 em ai.meta.com.