Publicidade

ChatGPT quase foi lançado com nome mais complicado; saiba qual

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Bruno De Blasi/Canaltech
Bruno De Blasi/Canaltech

O ChatGPT, chatbot de inteligência artificial da OpenAI conhecido mundialmente, quase foi chamado de "Chat with GPT 3.5" pouco tempo antes de ser lançado em 2022. O nome foi revelado em um episódio do podcast oficial da startup, apresentado por Andrew Mayne, um dos primeiros engenheiros de ponta da empresa.

A entrevista foi feita com o diretor de pesquisa e o líder do ChatGPT, Mark Chen e Nick Turley, respectivamente, que relembraram os momentos iniciais do chatbot. Segundo eles, a decisão sobre o nome custou algumas noites de discussão antes do lançamento.

"Nós notamos que seria mais difícil de pronunciar e conseguimos chegar em um nome bem melhor", apontou Turley.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O que significa ChatGPT?

A sigla GPT remonta a Generative Pre-trained Transformer (Transformador Generativo Pré-Treinado, em tradução livre), nome da arquitetura de linguagem utilizada pela OpenAI.

A versão anterior, "Chat with GPT 3.5", citada pelos líderes da empresa, ressaltava o número do modelo, "3.5", que seria lançado.

Os modelos GPT oferecem às ferramentas a capacidade de criar texto e conteúdo semelhantes aos humanos, assim como responder perguntas de forma conversacional.

Por ser uma sigla, o diretor de pesquisa da OpenAI aponta que quase metade dos pesquisadores da empresa não sabem o que o nome significa e simplesmente o associam a termos relacionados à "generativo pré-treinado".

"Boom" do ChatGPT surpreendeu os líderes

Após a definição do nome e o lançamento do chatbot, o líder do ChatGPT relembrou que o crescimento exponencial da ferramenta surpreendeu a todos os pesquisadores da startup.

Continua após a publicidade

"Usuários do Reddit do Japão descobriram o ChatGPT e achamos que seria apenas uma onda. Mas depois vimos que mudaria tudo", ressaltou Turley.

Ele também relembrou que, com o grande número de acessos, o chatbot tinha quedas de desempenho frequentes e a equipe de pesquisa passava o tempo todo trabalhando intensamente para manter o site no ar.

Leia mais:

Continua após a publicidade

VÍDEO: : ChatGPT Pro custa mais de R$ 1 mil por mês | Curiosidades | #shorts