ChatGPT melhora resultados de matemática após atualização; veja as novidades
Por André Lourenti Magalhães | •

Enquanto o mundo da IA fica de olho no novo DeepSeek, a OpenAI anunciou algumas melhorias para o ChatGPT na última quarta-feira (29). O modelo GPT-4o agora está atualizado com dados até junho de 2024, usa mais emojis nas respostas e tem desempenho superior para responder questões sobre ciências e matemática.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- 7 alternativas ao ChatGPT gratuitas
- Como falar com o ChatGPT | Converse por voz
O GPT-4o é o modelo de linguagem mais avançado da OpenAI até o momento, disponível em todas as plataformas compatíveis com o ChatGPT. A versão gratuita tem acesso ao GPT-4o mini, uma variante mais compacta, e fornece acesso limitado à versão mais potente.
4 Novidades do GPT-4o no ChatGPT
As mudanças incluem:
- Desempenho reforçado em matemática
- Dados atualizados até junho de 2024
- Melhorias na análise de imagens
- Mais emojis
1. Desempenho reforçado em matemática
A OpenAI anunciou melhorias no modelo de IA para a área de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, na sigla em inglês). Isso significa que o chatbot pode responder melhor a perguntas sobre matemática, ciências e áreas relacionadas, além de resolver problemas mais complexos.
A empresa não divulgou os dados exatos, mas revelou que a atualização aumentou a nota média do GPT-4o no teste de benchmark MMLU, usado para avaliar raciocínio e compreensão de prompts.
2. Dados atualizados até junho de 2024
Agora, o GPT-4o está treinado com dados até junho de 2024 — a versão anterior tinha informações até novembro de 2023.
Vale destacar que o ChatGPT pode pesquisar na internet em tempo real para trazer informações sobre eventos recentes, mas a mudança amplia as capacidades de resposta do chatbot sobre estes temas e ainda torna a busca na web mais eficiente.
3. Melhorias na análise de imagens
A desenvolvedora também informa que o GPT-4o melhorou o desempenho para analisar e responder prompts com imagens inclusas. A IA consegue identificar relações espaciais, analisar gráficos, tabelas e diagramas, além de melhorar a conexão entre o que há na imagem e o texto enviado pelo usuário.
4. Mais emojis
O ChatGPT pode usar mais emojis nas próximas conversas, principalmente se o próprio usuário já usar os caracteres no chat. A mudança pode ser positiva para criar textos para redes sociais e interações mais descontraídas com o chatbot.
Leia também:
- Como saber se o ChatGPT está fora do ar
- 5 diferenças entre a chinesa DeepSeek e o ChatGPT
- OpenAI Operator, Copilot e mais: conheça 4 agentes de IA
VÍDEO: Pesquisar no Google Deixou de Fazer Sentido?