Publicidade

Celia é a nova assistente virtual da Huawei que ainda não fala português

Por| 26 de Março de 2020 às 12h34

Link copiado!

Huawei
Huawei
Tudo sobre Huawei

Mais um assistente virtual foi anunciado no ocidente nesta quinta-feira, 26. Durante a apresentação da nova série P40, a Huawei aproveitou para confirmar a chegada de Celia, sua IA para a Europa e América Latina e versão ocidental da Xiaoyi, disponível na China.

De acordo com a companhia, a assistente será liberada em uma atualização OTA, apesar de não ter entrado em detalhes sobre data ou mesmo quais dispositivos seriam contemplados com o recurso.

A IA atende pelo comando “Hey, Celia”, e também pode ser ativada com um pressionar e segurar do botão de energia por um segundo. Inicialmente, ela falará inglês, espanhol e francês e estará disponível no Reino Unido, Espanha, Chile, Colômbia, México e França.

Continua após a publicidade

A assistente vai funcionar de forma muito semelhante à Siri no início. O usuário poderá conferir clima e fazer ligações usando a voz, por exemplo. Também será possível programar alarmes e lembretes, além de interagir com o calendário. De acordo com o Android Authority, que tem uma unidade de teste do P40, também é possível fazer buscas na web, com o Bing da Microsoft como serviço padrão no Reino Unido. Mas é possível trocar para o Google.

Também há um recurso parecido com o Google Lens, e a Huawei promete liberar mais recursos no futuro, além de expandir sua presença para mais mercados.

Bom lembrar que a Huawei encara embargo dos Estados Unidos e está proibida de negociar com empresas americanas (ou quase, porque segue com licença temporária seguidamente ampliada). Por isso, corre para garantir aos usuários ocidentais a experiência de um smartphone sem os serviços Google. O Android tem código aberto, portanto o sistema seguirá a ser utilizado pela companhia.

Continua após a publicidade

Fonte: Huawei, Android Authority