Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bard é proibido para menores de 18 anos; entenda por quê

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Julho de 2023 às 15h47

Link copiado!

Mojahid Mottakin/Unsplash
Mojahid Mottakin/Unsplash
Tudo sobre Google

A ferramenta de IA generativa do Google tem algumas limitações de uso; entre elas, o Bard é proibido para menores de 18 anos e exige que o acesso seja realizado por uma conta Google pessoal.

Ao acessar o Bard pela primeira vez, é necessário aceitar os termos de serviço. Nesses termos está o aviso sobre a coleta de dados pessoais, incluindo conteúdo das conversas no chatbot, informações de uso de produtos relacionados, sua localização e feedback.

Além disso, o Google alerta os novos usuários para não compartilharem dados sensíveis ou confidenciais no Bard.

Continua após a publicidade

Por que o Bard é proibido para menores de 18 anos?

Em resposta ao questionamento do Canaltech sobre por que o Bard é proibido para menores de 18 anos, o Google Brasil respondeu o seguinte:

“Para usar o Bard, você precisa ter uma conta do Google pessoal. Isso significa que você não pode usar uma conta gerenciada por outra pessoa ou um administrador do Google Workspace. E, para usar a ferramenta, você deve ter 18 anos ou mais.”

A resposta do Google não explica de fato quais são os motivos para a proibição do Bard para menores de 18 anos, apenas reforça essa restrição.

A justificativa de que é preciso acessar a IA generativa com a conta pessoal Google não responde à questão, afinal a idade mínima para administrar a própria conta Google é de 13 anos no Brasil — já crianças com menos de 13 anos só podem ter uma conta Google gerenciada pelo Family Link.

A explicação sobre a restrição de idade para usar o Bard, portanto, pode estar relacionada ao fato de que a ferramenta ainda está em fase de experimentação e comete erros.

Como o Google destacou no lançamento do chatbot, a IA “pode alucinar e apresentar viés e respostas ofensivas”. Com base nisso, o Canaltech supõe que o Google prefere evitar que menores de 18 anos sejam expostos a conteúdos inadequados.

Continua após a publicidade

A verificação de idade é feita através do cadastro da conta pessoal Google. Como o login é obrigatório para acessar o Bard, menores de idade são impedidos de entrar na página do chatbot e são alertados sobre a restrição.

Vale lembrar que outros serviços oferecidos pelo Google também possuem limitações de uso para determinadas idades. Por exemplo, o AdSense e o Google Ads só podem ser utilizados por maiores de 18 anos.

Outras contas que não podem usar o Bard

Assim como ocorre com as contas pessoais de menores de idade, uma conta do Google Workspace for Education para menores de 18 anos também não tem permissão para usar o Bard.

Continua após a publicidade

Por fim, outra limitação de acesso é referente a contas corporativas. Se a sua conta faz parte de uma conta Google Workspace, é necessário que o administrador libere o acesso ao Bard. Caso contrário, você verá uma mensagem na tela informando que “O Bard não pode ser usado com esta conta.”

Saiba também como testar o Bard, a IA do Google e descubra como funciona e o que a ferramenta pode fazer.