Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Artista usa IA para dar tom "realista" a jogo clássico dos anos 90

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Outubro de 2022 às 17h00

Link copiado!

Reprodução/Colin Williamson Twitter
Reprodução/Colin Williamson Twitter

O artista Colin Williamson utilizou inteligência artificial (IA) para dar uma “repaginada” no jogo Virtua Fighter, lançado originalmente pela Sega em 1993. Em vez de gráficos poligonais em 3D, o game ganhou uma aparência mais suavizada, com personagens mais próximos da realidade, ou quase isso.

As figuras foram geradas pelo sistema conhecido como Stable Diffusion, mais precisamente um modelo dessa plataforma chamado img2img — que recebe uma imagem de entrada e a combina com uma descrição em texto — para criar um exemplar totalmente novo.

“Eu aproveitei a versão Automatic1111 que possui uma interface de usuário baseada na web para remasterizar os personagens. É estranho porque, quando joguei esse jogo no ensino médio, eu pensei que os gráficos nunca poderiam ficar melhores do que isso”, disse Williamson em sua conta no Twitter.

Continua após a publicidade

Adeus, polígonos

Com a ajuda dos modelos de inteligência artificial, o jogo perdeu toda sua base poligonal — que no início da década de 1990 parecia algo extremamente avançado — para ganhar uma roupagem mais fotorrealista, com personagens em suas versões mais “humanizadas”.

Apesar de toda a competência do Stable Diffusion, o resultado se parece mais com atores retratando os personagens do game, do que com uma atualização gráfica remasterizada para um console de última geração. Na maioria das imagens, é possível ver um certo “exagero” na hora de emular as características do rosto, por exemplo.

Continua após a publicidade

“Eu tentei essa coisa chamada incentivo negativo, em que você diz à IA algo como 'por favor, não desenhe mãos com uma aparência estranha'. O resultado foi excelente porque eu criei personagens com apenas seis dedos em vez de sete”, brincou Williamson durante uma entrevista ao site Ars Technica.

Dá para melhorar

Embora Williamson tenha ficado contente com suas criações, os modelos de IA ainda precisam de certos ajustes para entregar um resultado minimamente aceitável. O artista mesmo confessou que foram necessárias algumas tentativas e vários erros até encontrar a imagem “perfeita”.

Continua após a publicidade

No total, o sistema de inteligência artificial gerou cerca 50 figuras diferentes até chegar ao conjunto postado por Williamson em sua conta no Twitter. Segundo ele, diante de tantas opções distintas, foi possível escolher as mais engraçadas e que mais se pareciam com os personagens do jogo.

“Eu apenas descrevi o personagem e o img2img fez o seu melhor. Embora a parte mais difícil e desafiadora tenha sido simplesmente descobrir como descrever objetivamente as roupas de cada um deles. Não ficou perfeito, mas pode ser considerado um trabalho digno, feito por uma IA”, completou Williamson.