IA transforma personagens famosos em Pokémons
Por Gustavo Minari • Editado por Douglas Ciriaco |
Um novo modelo de inteligência artificial (IA) promete transformar qualquer frase ou palavra em um Pokémon original. O aplicativo desenvolvido pelo programador Justin Pinkney permite que o usuário insira um nome ou a descrição de alguém para criar o seu próprio personagem virtual.
- DALL-E agora edita rostos, roupas e cenários de fotos que já existem
- DALL-E recria quadros clássicos com "partes não visíveis" no original
Até agora, o modelo já foi utilizado quase 200 mil vezes por internautas do mundo inteiro para criar seus monstrinhos de bolso favoritos. Personagens ilustres como políticos famosos, figuras públicas, desenhos animados e até obras de arte fazem parte do acervo criado pelos usuários.
“Parece que meu gerador Pokémon está recebendo alguma atenção. Estou vendo muitos exemplos interessantes na tread e é curioso como as pessoas gostam de gerar os próprios Pokémons”, disse Pinkney em uma publicação recente em sua conta no Twitter.
Text-to-Pokémon
A ferramenta batizada de Text-to-Pokémon foi adaptada de um gerador de inteligência artificial muito maior e mais poderoso chamado Stable Diffusion, que transforma entradas de texto em imagens originais, com um alto índice de realismo e precisão.
Ao contrário de outros programas concorrentes, como o DALL-E 2 da OpenAI e o Imagen do Google, esse sistema de IA possui código aberto e pode ser moldado por qualquer usuário para realizar tarefas específicas, como converter palavras em figuras imaginárias.
Segundo Pinkney, o custo total de adaptação do modelo de inteligência artificial foi de apenas US$ 10 (quase R$ 54 na contação atual). Esse valor baixo, permitiu que a ferramenta fosse disponibilizada gratuitamente na internet para que qualquer pessoa pudesse criar seus Pokémons.
Fábrica de monstrinhos
Para fazer um Pokémon personalizado basta acessar o site replicate.com, criar uma conta no GitHub, digitar a palavra ou frase e o número de figuras que o sistema de IA deve criar. A partir daí, é só esperar alguns segundos até que a inteligência artificial gere os monstrinhos virtuais.
Vale lembrar que o sistema não é 100% eficaz e ainda precisa de alguns aperfeiçoamentos. Uma das limitações é que ele parece funcionar melhor com entradas de texto em Inglês, além, é claro, de ter maior facilidade para criar Pokémons de celebridades mundialmente conhecidas.