Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple pode comprar startup de IA com foco em privacidade

Por| 21 de Novembro de 2018 às 16h27

Link copiado!

Apple pode comprar startup de IA com foco em privacidade
Apple pode comprar startup de IA com foco em privacidade
Tudo sobre Apple

A Apple pode estar trazendo mais uma startup para seu rol de empresas adquiridas. De acordo com informações ainda não confirmadas, a empresa estaria nas etapas finais de aquisição da Silk Labs, uma empresa de inteligência artificial que desenvolveu um sistema de machine learning independente da nuvem, com os dados sendo processados no próprio dispositivo e de maneira offline.

As negociações estariam acontecendo há alguns meses, com a startup sendo adquirida por um valor que não ultrapassaria algumas dezenas de milhões de dólares. A ideia, também, é que o negócio seguiria o mesmo caminho de outras compras do tipo realizadas pela Apple, com a Silk Labs deixando de existir individualmente e seus funcionários sendo integrados à folha de pagamento da própria Maçã, junto com toda a tecnologia e patentes.

Fundada pelo ex-diretor técnico da Mozilla, Andreas Gal, a startup tem 12 funcionários e investidores que colocam seu valor de mercado em cerca de US$ 4 milhões. Além do desenvolvimento da IA mais privada em si, a empresa não tem um único produto sequer, uma vez que o Sense, seu hub para casas inteligentes, teve o lançamento cancelado após receber mais de US$ 150 mil em financiamento coletivo a partir de mais de 700 apoiadores.

O equipamento concentraria as conexões de todos os dispositivos de uma casa inteligente, como câmeras de segurança, refrigeradores, termostatos, alto-falantes e outros, em um único aparato. Entretanto, a Silk Labs desistiu de produzi-lo por acreditar que sua tecnologia de inteligência artificial seria mais interessante para o mercado; os apoiadores foram reembolsados e a companhia seguiu adiante, com os investimentos recebidos na sequência provando que esse era realmente o melhor caminho a seguir.

Continua após a publicidade

Se a compra pela Apple realmente for confirmada, é mais uma amostra de que a rota foi a melhor. A tecnologia criada pela startup é do tipo que a Maçã mais gosta, garantindo a privacidade dos usuários ao realizar o processamento de suas informações de forma local, dentro do próprio aparelho, sem compartilhá-las e torna-las suscetíveis a invasões e interceptações. É o que acontece, por exemplo, com seus sistemas de reconhecimento biométrico disponíveis em iPhones e iPads.

Desde já, a Silk Labs demonstra essa preocupação, afirmando que suas tecnologias de machine learning se diferenciam das rivais, justamente, pelo foco no controle e na segurança. Entre os exemplos de aplicações da IA estão detecção facial e de movimento, segurança patrimonial e análise de movimento no varejo, bem como controles de circulação e contagem.

O site da Silk permanece no ar e não traz nenhuma menção à possível compra pela Apple. Gal e outros representantes da empresa não se pronunciaram sobre os rumores, assim como a própria Maçã, que permanece calada sobre o assunto.

Fonte: The Information