Alexa revive histórias de grandes mulheres em homenagem ao 8 de março

Alexa revive histórias de grandes mulheres em homenagem ao 8 de março

Por Nathan Vieira | Editado por Claudio Yuge | 08 de Março de 2021 às 20h50
Andres Urena / Unsplash

Nesta segunda-feira (8), muito tem se refletido sobre as mulheres, considerando o Dia Internacional da Mulher. E é justamente com essa ocasião em vista que a Alexa, inteligência artificial da Amazon, tem investido numa série de homenagens.

A princípio, a inteligência artificial traz uma das maiores vozes da música brasileira e símbolo do enfrentamento à violência de gênero e ao racismo, Elza Soares. Basta dizer "Alexa, bom dia" para que a convidada especial faça a surpresa. O "bom dia" da Alexa é uma das interações preferidas dos brasileiros, que em seu primeiro ano no País, foi dita mais de 9 milhões de vezes.

Mas a homenagem não se limita a esse dia 8. Isso porque, durante todo o mês de março, ao perguntarem "Alexa, tudo bem?", a IA revisita a história de outros ícones femininos cujas histórias inspiradoras fizeram e fazem a diferença na jornada da mulher pela igualdade no Brasil e no mundo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

São histórias de mulheres marcantes como a escritora Clarice Lispector, a cangaceira Maria Bonita, a ativista ambiental Greta Thunberg ou ainda Shidzue Katô, primeira mulher eleita ao parlamento japonês. Em dias específicos, Alexa falará sobre a Lei do Feminicídio e sobre a Marcha Sufragista. Além disso, ela também explica sobre a origem do Dia Internacional da Mulher. Basta perguntar "Alexa, qual é a origem do Dia Internacional da Mulher?".

Alexa revive histórias de grandes mulheres da história em homenagem ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher (Imagem: Nicolas J Leclercq/Unsplash)

Vale observar que a Alexa pode ser usada por qualquer pessoa com o aplicativo Alexa em um smartphone, na família de smart speakers Amazon Echo, no Fire TV Stick Lite, ou em uma variedade de dispositivos, incluindo alto-falantes inteligentes, fones de ouvido, Smart TVs, entre outros, que possuem integração com Alexa.

A inteligência da Amazon já fez outras iniciativas, como Síndrome de Burnout, no mês passado, em que ao ser questionada, a Alexia vai respondeu o seguinte: "Oi... ah, tudo bem. Sei lá, acho que, sim, tô bem. Na verdade, estou bem sim. E você, já se perguntou como você está? Porque em tempos de home office, nem sempre a gente presta atenção, mas desânimo e cansaço constante podem ser sintomas da Síndrome de Burnout. Se quiser saber mais sobre isso, me pergunte o que é a Síndrome de Burnout".

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.