Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Adobe Premiere ganha IA para editar vídeos com comandos de texto

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Abril de 2023 às 17h17

Link copiado!

Reprodução/Adobe
Reprodução/Adobe

A Adobe quer levar as capacidades do Firefly, sua tecnologia com inteligência artificial generativa, para a criação de vídeos. A companhia anunciou que o modelo auxiliará na preparação de conteúdo audiovisual no Premiere Pro permitindo ajustar cores, criar sons e gerar animações com base em descrições em texto. O programa de edição também ganhou ferramentas próprias.

O Adobe Firefly foi apresentado em março de 2023 como uma IA geradora de imagens, mas aparentemente essa é só uma das suas capacidades. Na segunda-feira (17), a companhia mostrou como o modelo poderá ajudar editores de vídeo a refinarem conteúdo no Premiere Pro no futuro.

Continua após a publicidade

A integração do Firefly com o Premiere Pro ajudaria o criador a inserir sua visão criativa sobre o material — quase como um refinamento de conteúdo, por assim dizer. A ferramenta dará mais agilidade para o profissional da edição alternar entre estilos visuais, conceitos e outros detalhes da produção.

Edição de vídeo baseada em texto

Segundo a Adobe, o Firefly no Premiere Pro permitirá alterar a paleta de cores, clima, ângulo da iluminação e outros detalhes específicos de uma cena, criar sons e músicas para despertar sentimentos específicos, gerar estilos e animações para fontes e ilustrações, bem como usar scripts como prompts para ver cenas e criar storyboards.

Todas as modificações poderão ser aplicadas com descrição em texto, já que o Firefly consegue interpretar as descrições dos usuários. Em vídeo, a empresa mostrou um profissional solicitando que a IA alterasse o horário do dia para o pôr do sol, modificando toda a composição da cena.

Além disso, a inteligência artificial também servirá como um "copiloto" durante o trabalho de edição. O modelo apresentará tutoriais e dicas interessantes que podem ajudar o criador de conteúdo a incrementar o material e acelerar o desenvolvimento da edição.

Premiere Pro com reforço de IA

A integração com o Firefly não foi a única novidade recente da Adobe para editores de vídeo: o próprio Premiere Pro também recebeu melhorias importantes.

A primeira das novidades é o recurso alimentado pela IA Adobe Sensei. A função transcreve clipes automaticamente, permitindo que os produtores realizem os cortes iniciais do material apenas excluindo texto das transições, assim poupando horas de trabalho.

Continua após a publicidade

As demais novidades são:

  • Mapeamento automático de tons: função que permite carregar imagens HDR de diferentes fontes e ter vídeos automaticamente equalizados com uma única paleta
  • Colaboração mais refinada: foram adicionados diferentes níveis de permissões para editores convidados para colaborar no projeto, como o "Sequence Locking" para impedir modificações em trechos específicos e o "Work While Offline", que permite trabalhar sem conexão com a internet
  • Melhorias de desempenho: foram aplicadas várias melhorias internas no programa para tornar a última versão do Premiere Pro a mais rápida de todas até agora, segundo a Adobe

Lançamento na nuvem

O Firefly é um mecanismo de inteligência artificial bastante exigente em termos de recursos de hardware, então ele será acessado pela nuvem. Segundo a Adobe, a tecnologia estará presente de modo exclusivo nas ferramentas de edição do ecossistema Creative Cloud, mas não há previsão de quando as funções de edição de vídeo serão liberadas para todos.