Adobe Premiere ganha IA para editar vídeos com comandos de texto
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco | •

A Adobe quer levar as capacidades do Firefly, sua tecnologia com inteligência artificial generativa, para a criação de vídeos. A companhia anunciou que o modelo auxiliará na preparação de conteúdo audiovisual no Premiere Pro permitindo ajustar cores, criar sons e gerar animações com base em descrições em texto. O programa de edição também ganhou ferramentas próprias.
- IA da NVIDIA vai gerar imagens para Adobe, Shutterstock e Getty Images
- Firefly | Como funciona a IA geradora de imagens da Adobe
O Adobe Firefly foi apresentado em março de 2023 como uma IA geradora de imagens, mas aparentemente essa é só uma das suas capacidades. Na segunda-feira (17), a companhia mostrou como o modelo poderá ajudar editores de vídeo a refinarem conteúdo no Premiere Pro no futuro.
A integração do Firefly com o Premiere Pro ajudaria o criador a inserir sua visão criativa sobre o material — quase como um refinamento de conteúdo, por assim dizer. A ferramenta dará mais agilidade para o profissional da edição alternar entre estilos visuais, conceitos e outros detalhes da produção.
Edição de vídeo baseada em texto
Segundo a Adobe, o Firefly no Premiere Pro permitirá alterar a paleta de cores, clima, ângulo da iluminação e outros detalhes específicos de uma cena, criar sons e músicas para despertar sentimentos específicos, gerar estilos e animações para fontes e ilustrações, bem como usar scripts como prompts para ver cenas e criar storyboards.
Todas as modificações poderão ser aplicadas com descrição em texto, já que o Firefly consegue interpretar as descrições dos usuários. Em vídeo, a empresa mostrou um profissional solicitando que a IA alterasse o horário do dia para o pôr do sol, modificando toda a composição da cena.
Além disso, a inteligência artificial também servirá como um "copiloto" durante o trabalho de edição. O modelo apresentará tutoriais e dicas interessantes que podem ajudar o criador de conteúdo a incrementar o material e acelerar o desenvolvimento da edição.
Premiere Pro com reforço de IA
A integração com o Firefly não foi a única novidade recente da Adobe para editores de vídeo: o próprio Premiere Pro também recebeu melhorias importantes.
A primeira das novidades é o recurso alimentado pela IA Adobe Sensei. A função transcreve clipes automaticamente, permitindo que os produtores realizem os cortes iniciais do material apenas excluindo texto das transições, assim poupando horas de trabalho.
As demais novidades são:
- Mapeamento automático de tons: função que permite carregar imagens HDR de diferentes fontes e ter vídeos automaticamente equalizados com uma única paleta
- Colaboração mais refinada: foram adicionados diferentes níveis de permissões para editores convidados para colaborar no projeto, como o "Sequence Locking" para impedir modificações em trechos específicos e o "Work While Offline", que permite trabalhar sem conexão com a internet
- Melhorias de desempenho: foram aplicadas várias melhorias internas no programa para tornar a última versão do Premiere Pro a mais rápida de todas até agora, segundo a Adobe
Lançamento na nuvem
O Firefly é um mecanismo de inteligência artificial bastante exigente em termos de recursos de hardware, então ele será acessado pela nuvem. Segundo a Adobe, a tecnologia estará presente de modo exclusivo nas ferramentas de edição do ecossistema Creative Cloud, mas não há previsão de quando as funções de edição de vídeo serão liberadas para todos.