Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Startup quer lançar filé de "carne de planta" impresso em 3D no ano que vem

Por| 03 de Julho de 2020 às 13h54

Link copiado!

Redefine Meat
Redefine Meat

As "carnes" de planta já estão no mercado há algum tempo, trazendo uma opção para quem quer deixar de comer carne, mas que ainda precisa suprir a memória afetiva do sabor, gosto e textura de carne animal. E, cada vez mais, novas tecnologias estão surgindo para produzir esses alimentos.

A mais nova empresa a mergulhar neste nicho da alimentação é Redefine Meat, de Israel, que vem trabalhando no lançamento de alternativas de carnes vegetais impressas em 3D já em 2021. Hoje, já é possível encontrar o produto em forma de hambúrguer, carne moída, linguiça e derivados, mas a nova proposta traz o alimento em corte de filé, ou bife, como preferir.

De acordo com informações do site oficial do Redefine Meat, a carne criada na impressora 3D pode contar com a mesma aparência, textura e sabor de carne animal. A textura, inclusive, é uma característica bem específica que pode ser criada na máquina, que vai imitar as estruturas do músculo. O método, então, é um diferencial da companhia em relação à concorrência.

Continua após a publicidade

Outras empresas recriam as carnes com proteínas vegetais, óleos e outros ingredientes que dão "liga", como amido de batata e metilcelulose, combinação que resulta na textura, aparência e gosto similar ao de carnes. A Atlas Food, empresa dos Estados Unidos, ainda usa cogumelos para criar uma textura fibrosa para a criação de um bacon vegano.

Além da Redefine Meat, a empresa espanhola NovaMeat também vem apostando na impressora 3D para criar alimentos que possam substituir as carnes verdadeiras, de origem animal. O CEO da NovaMeat, Giuseppe Scionti, já revelou que seus produtos estarão disponíveis na Europa em restaurantes selecionados ainda em 2020, sendo distribuídos a outros lugares em 2021.

Fonte: Engadget