Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NVIDIA promete revolucionar conceito de metaverso com avatares tecnológicos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Novembro de 2021 às 16h27

Link copiado!

Reprodução/NVIDIA
Reprodução/NVIDIA
Tudo sobre Nvidia

A NVIDIA anunciou nesta terça-feira (9) o lançamento da sua plataforma tecnológica para criação de avatares interativos baseados em inteligência artificial. O Omniverse Avatar pretende entregar personagens altamente detalhados com gráficos 3D e Ray Tracing que poderão ver, falar, conversar e interagir com pessoas de forma natural.

Segundo a NVIDIA, a promessa é interconectar vários produtos inovadores para criar essa experiência inédita: IA de fala, visão computacional, compreensão da linguagem natural, mecanismos de recomendação e tecnologias de simulação. Os assistentes serão personalizáveis para uma adaptação em vários segmentos industriais e comerciais, como no auxílio das tarefas de atendimento ao cliente e com possibilidade de ampliar oportunidades de negócios.

Continua após a publicidade

A companhia afirma que as criações serão capazes de anotar pedidos em restaurantes, realizar transações bancárias, agendar consultas médicas, fazer reservas e outras tarefas que possam ser ensinadas a ele, graças ao mecanismo de aprendizagem de máquina. Caso isso se concretize, pode significar uma evolução no conceito de assistentes virtuais, que hoje são ativados apenas por voz e possuem limitações de atividades desempenhadas.

Por falar em voz, a empresa promete lançar um kit de desenvolvimento de software que reconhece fala em vários idiomas para essa plataforma. Baseado no Riva, a ideia é proporcionar respostas de fala semelhante à humana por meio de recursos de conversão de textos em voz. A previsão é usar o Megatron 530B, um modelo pré-treinado que pode completar frases, responder perguntas de vários assuntos, resumir histórias longas e complexas, traduzir para outros idiomas e lidar com muitos domínios para os quais não foi especificamente treinado.

Usos concretos da tecnologia

Continua após a publicidade

"O Omniverse Avatar combina os gráficos, a simulação e a IA básicos da NVIDIA para fazer algumas das aplicações em tempo real mais complexas já criadas. Os casos de uso de robôs colaborativos e assistentes virtuais são incríveis e de amplo alcance", explica o fundador e CEO da NVIDIA, Jensen Huang.

O criador de avatares faz parte do chamado NVIDIA Omniverse, uma versão simulada do mundo virtual e uma plataforma colaborativa para fluxos de trabalho em três dimensões. Na prática, a premissa é parecida com o metaverso anunciado pela Meta (ex-Facebook Inc.), porém com o refino gráfico dos avanços tecnológicos da fabricante de placas gráficas e chips.

Em fase beta com cerca de 70 mil testadores, o Omniverse já tem planos para entregar serviços como o DRIVE Concierge, para serviços sempre ativos e inteligentes em veículos; o Projeto Maxine, para videoconferências; e o Projeto Tokkio, voltado para suporte ao cliente. Neste último caso, o CEO da NVIDIA fez uma versão dele mesmo em estilo de brinquedo para falar sobre diagnósticos de saúde e de ciências climáticas.

Continua após a publicidade

Já no caso da IA DRIVE Concierge foi possível verificar um assistente digital, localizado na tela do painel central, que auxilia o motorista na escolha da melhor rota e define um lembrete para avisá-lo quando a autonomia do carro for reduzida, como falta de gasolina ou pouca carga de bateria no caso de veículos elétricos.