Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo trem flutuante se locomove sem encostar nos trilhos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 15 de Março de 2024 às 08h21

Link copiado!

Divulgação/IronLev
Divulgação/IronLev

Um trem flutuante começou a ser testado na Itália, sob o comando da startup IronLev. O veículo usa levitação magnética para se locomover sobre os trilhos, em uma tentativa de reduzir custos e o uso de energia. A filmagem dos primeiros testes foi divulgada pela empresa na última terça-feira (12), durante o evento LetExpo2024.

No vídeo, o protótipo de uma tonelada flutuou sobre os trilhos próximos da cidade de Veneza, por uma rota de aproximadamente dois quilômetros, chegando a uma velocidade máxima de 70 km/h:

Continua após a publicidade

A técnica usa uma camada de ar para separar o veículo do trilho, o que diminui o atrito, o ruído e as vibrações. A empresa defende que a ausência de atrito, por sua vez, pode ajudar a reduzir de maneira notável o consumo de energia e os custos de manutenção.

No anúncio, a empresa também aponta que os testes representam o primeiro e único caso de levitação magnética aplicada às linhas ferroviárias existentes sem exigir qualquer modificação ou integração de elementos adicionais.

Levitação magnética

A levitação magnética é um método pelo qual o objeto é suspenso no ar sem nenhum suporte visível, utilizando apenas campos magnéticos. O fenômeno é possível por causa das propriedades dos materiais magnéticos e a interação entre eles e os campos magnéticos gerados.

Continua após a publicidade

Existem diferentes abordagens para alcançar a levitação magnética. Uma delas envolve o uso de ímãs supercondutores, enquanto outra envolve o uso de campos magnéticos gerados eletricamente para contrabalançar a força da gravidade, mantendo assim o objeto suspenso.

A IronLev define a levitação magnética como "acessível, escalável, sustentável", e diz que, enquanto a indústria do transporte terrestre caminha para sistemas de alto desempenho e alta eficiência, novos sistemas de levitação nasceram para atender a esses requisitos.

"O sistema suporta o peso do objeto em velocidade zero, sem a necessidade de nenhum sistema de baixa velocidade. Os veículos flutuam continuamente e estão sempre prontos para serem movidos com o toque de um dedo. Isto melhora drasticamente a eficiência sistêmica e a sustentabilidade ambiental", diz o site da empresa.

Os desafios da levitação magnética

Continua após a publicidade

A própria IronLev reconhece que há um desafio na técnica atualmente: "O problema é que as soluções atuais são muito complexas do ponto de vista técnico e caras para serem adotadas em grande escala. Isto explica a sua adoção extremamente limitada nos últimos 40 anos, com escasso sucesso comercial nos locais onde foram implementados", afirma em seu site.

Com isso em mente, o trem flutuante da IronLev foi projetado para superar essas limitações. 

O trem flutuante é seguro?

Segundo a startup italiana, o teste demonstrou, pela primeira vez, a possibilidade de aplicação de levitação magnética em trilhos de linhas ferroviárias já em uso, com vantagens significativas em termos de eficiência. O comunicado concentra também no fato de que o trem pode ser considerado como seguro.

Continua após a publicidade

"A possibilidade de implementar um controle ativo dinâmico garante constantemente uma levitação adequada. Um alinhamento central perfeito entre o veículo e a pista é mantido detectando e reagindo até mesmo às menores imperfeições da pista. Isto garante elevados níveis de segurança e máximo conforto para os passageiros", define a empresa.

A IronLev anuncia, ainda, que os próximos objetivos do projeto do trem flutuante incluem o desenvolvimento de um carrinho motorizado adicional para testar um veículo completo, pesando até 20 toneladas e com velocidades de até 200 km/h.

Fonte: Reuters, IronLev