Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo sistema usa expressões faciais para controlar ações em ambientes de RV

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Fevereiro de 2022 às 07h30

Link copiado!

Pressmaster/Envato
Pressmaster/Envato

Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, em parceria com cientistas da Índia e da Nova Zelândia, desenvolveram uma nova tecnologia que usa expressões faciais para manipular objetos em ambientes virtuais sem precisar de um controlador portátil ou de um touchpad.

Eles usaram técnicas de processamento neural para capturar expressões como sorrisos, testas franzidas ou mandíbulas apertadas para desencadear ações específicas dentro de um mundo digital, sem que os usuários tenham que usar as mãos para interagir com objetos e avatares virtuais.

“Um sorriso foi usado para acionar o comando 'mover'; uma expressão mais carrancuda para 'parar' e os dentes cerrados indicavam 'ação'. Essencialmente, estamos capturando expressões faciais comuns, como raiva, felicidade e surpresa, e implementando-as em um ambiente de realidade virtual (RV)”, explica o professor Mark Billinghurst, coautor do estudo.

Continua após a publicidade

Mundos digitais

Para testar o protótipo, os pesquisadores projetaram três ambientes virtuais — feliz, neutro e assustador — e mediram o estado cognitivo e fisiológico de cada pessoa enquanto estavam imersas em cada um desses cenários, interagindo com personagens e objetos digitais.

No ambiente feliz, os usuários tinham que se mover por um parque para pegar borboletas com uma rede. Eles andavam quando sorriam e paravam no momento em que a testa era franzida. Já na sala neutra, os voluntários precisavam pegar itens espalhados em uma oficina. A mandíbula cerrada desencadeava a ação para agarrar os objetos.

Continua após a publicidade

As mesmas expressões faciais foram usadas no cenário mais sombrio, em que os participantes se esgueiravam por uma base subterrânea virtual para atirar em zumbis. Todo o processo de interação nesses mundos digitais foi realizado sem o uso das mãos ou de qualquer outra parte do corpo.

“No geral, esperávamos que os controladores portáteis tivessem um desempenho melhor, pois são um método mais intuitivo do que as expressões faciais. No entanto, as pessoas relataram se sentir mais imersas nas experiências de realidade virtual controladas por expressões do próprio rosto”, acrescenta Billinghurst.

Mais realista

Segundo os pesquisadores, o uso de expressões faciais para controlar ações em ambientes de realidade virtual requer um trabalho árduo do cérebro, mas essa dificuldade é facilmente superada com o passar do tempo, proporcionando aos usuários uma experiência muito mais realista.

Continua após a publicidade

Além de fornecer uma nova maneira de usar a RV, a técnica também permitirá que pessoas com deficiência — incluindo amputados e portadores de doenças motoras — interajam sem utilizar as mãos ou controladores projetados para usuários totalmente capacitados.

“A ideia é que possamos tornar esse sistema mais amigável e que ele também possa ser usado para complementar os controladores portáteis no futuro, utilizando as expressões faciais como uma maneira mais natural de interação e imersão completa em ambientes virtuais que ainda estão por vir”, conclui o professor Mark Billinghurst.

Fonte: University of South Australia