Motorola lança tecnologia capaz de detectar armas escondidas sem revista

Motorola lança tecnologia capaz de detectar armas escondidas sem revista

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Junho de 2021 às 16h45
Divulgação/Avigilon

A Motorola Solutions lançou uma ferramenta de segurança capaz de identificar armas escondidas. A solução traz uma inteligência artificial associada a sensores que detectam armas de fogo, objetos cortantes e dispositivos explosivos diversos. A ideia é oferecer a Concealed Weapon Detection (CWD) para estabelecimentos comerciais, prédios públicos, presídios e órgãos governamentais.

Segundo a empresa, a CWD consegue escanear até 3.600 visitantes por hora (um por segundo, portanto) sem a necessidade do uso de detector de metais e revista em bolsos ou mochilas. A Motorola explica que a intervenção só precisa ser feita se a IA encontrar algo suspeito que possa ser utilizado como arma — e o sistema ainda revela em qual parte do corpo ela está escondida.

Esse aparelho escaneia as pessoas e, caso encontre alguma irregularidade, envia um sinal para a equipe de segurança (Imagem: Divulgação/Avigilon)

Os alertas são enviados ao sistema de gerenciamento de vídeo Avigilon Control Center (ACC), da Motorola Solutions, que automaticamente notifica e compartilha o vídeo em tempo real para que a equipe de segurança do estabelecimento possa tomar medidas imediatas. "A Detecção de Armas Escondidas é um excelente exemplo de como a tecnologia pode ajudar as empresas a evitar que as ameaças se transformem em tragédias", celebra o vice-presidente sênior de Segurança por Vídeo e Análises da Motorola Solutions, John Kedzierski.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

É possível configurar níveis de sensibilidade da CWD, conforme a necessidade de segurança do local: bancos e aeroportos, por exemplo, podem usar a segurança máxima para evitar que suspeitos passem despercebidos. Embora não tenha detalhado como funciona, os desenvolvedores afirmam haver um mecanismo de aprendizado de máquina para aprimorar, com o passar do tempo, a tecnologia na identificação de novos tipos de ameaça.

A solução CWD só está disponível na América do Norte. A filial não descarta trazer o produto para o Brasil caso haja demanda, mas não há nenhuma previsão até o momento.

O que é a Motorola Solutions

A Motorola Solutions é a empresa que manteve a maioria das atividades da Motorola original, enquanto a famosa marca de celulares ficou com a Motorola Mobility, que se tornou um negócio independente em 2011 e hoje pertence à chinesa Lenovo. A companhia é especializado em desenvolver soluções de “inteligência analítica e comunicações de missão crítica”.

A empresa é expert no desenvolvimento de rádio móvel terrestre de missão crítica, software de centro de comando, vídeo segurança e vídeo analítica, com o apoio dos serviços gerenciados e de suporte.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.