Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

"Metralhadora de facas" pode ser a arma perfeita em um apocalipse zumbi

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Setembro de 2022 às 17h45

Link copiado!

Reprodução/YouTube Quint Builds
Reprodução/YouTube Quint Builds

O youtuber Quint, do canal Quint Builds, inventou uma máquina guiada por raios laser que arremessa facas. O dispositivo — que parece ter saído de um videogame ou filme de ficção científica — lança facas giratórias pelo ar com a precisão de um profissional do ramo.

Segundo o youtuber, o equipamento consegue acertar um alvo 10 vezes seguidas em distâncias diferentes graças a um sistema de recarga equipado com um sensor LiDAR, que permite que várias facas sejam disparadas repetidamente sem que uma acerte a outra.

Continua após a publicidade

“Tive que calcular meticulosamente como girar uma faca o número certo de vezes até que ela acertasse o alvo na posição correta. Com um sistema de orientação a laser foi possível medir essa distância e ajustar a trajetória durante o processo de arremesso contínuo”, explica Quint.

Metralhadora de facas

Para conseguir esse efeito de metralhadora, quatro servomotores presos a duas correias formam dois mecanismos paralelos que funcionam como uma espécie de “estilingue” de faca. O cinto da parte superior se move um pouco mais rápido, permitindo que as facas sejam lançadas no ângulo certo.

Continua após a publicidade

O dispenser, que funciona como carregador e suporta até 10 facas, é integrado a um eletroímã preso aos conjuntos de correias motorizadas que lançam as facas a uma velocidade média de 10 metros por segundo, podendo atingir um alvo com precisão a até 5 metros de distância.

“Esse lançador de facas é totalmente caseiro e foi feito com materiais que eu tinha na minha garagem. O sistema de alimentação, por exemplo, é composto por duas baterias de 36 volts cada, que eu retirei de um hoverboard que estava encostado há bastante tempo”, acrescenta Quint.

Mira a laser

O sensor LiDAR — Light Detection And Ranging, ou detecção de luz e alcance, numa tradução livre — utiliza um sistema remoto para medir as propriedades da luz refletida, calculando a distância correta entre diferentes objetos presentes e um determinado ambiente.

Continua após a publicidade

Na metralhadora de facas, esse sensor detecta o ponto exato onde cada faca deve atingir o alvo, alterando minimamente a trajetória de cada uma delas. Um sistema eletromagnético permite que elas sejam liberadas no momento certo, girando-as em torno do próprio eixo até chegar ao destino.

“Não penso no dispositivo como uma arma, mas sim como uma prova de conceito. O objetivo é mostrar como a engenharia pode ser utilizada para encontrar soluções inusitadas. Agora, se você estiver num apocalipse zumbi, ter uma dessas no bagageiro pode ser uma ótima ideia”, brinca Quint.