Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Youtuber cria arco que nunca erra o alvo, independente do arqueiro

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Agosto de 2021 às 16h07

Link copiado!

Reprodução/Stuff Made Here
Reprodução/Stuff Made Here

O youtuber Shane Wighton, do canal Stuff Made Here, criou um arco de mira automática que nunca erra o alvo — pelo menos é isso o que ele mostra no vídeo que já tem quase 5 milhões de visualizações. A precisão do equipamento ao disparar uma flecha deixaria Robin Hood e muitos atletas olímpicos morrendo de inveja.

O dispositivo modificado faz com que o arqueiro precise apenas puxar a corda, enquanto sensores de rastreamento e câmeras de captura de movimento calculam ângulos e trajetórias, traduzindo tudo para o mecanismo da mira automática. Quando o alvo está perfeitamente alinhado, a corda é solta e o resultado é, quase sempre, na mosca.

“Essa ideia surgiu quando percebi que em 2021 ainda não era possível comprar um arco que fizesse a mira automaticamente. Até chegar a esse protótipo utilizável, foram milhares de tentativas e erros frustrantes, testando abordagens e materiais diferentes para combinar tudo em único dispositivo”, lembra Wighton.

Continua após a publicidade

Sempre no alvo

Nos primeiros testes com um arco de mira automática, Wighton usava um robô para posicionar o equipamento conforme a direção deseja. Um segundo bot era utilizado para segurar e soltar a corda no momento certo, mas os resultados foram desanimadores, fazendo com que fosse quase impossível acertar o alvo com precisão.

Após várias tentativas, ele percebeu que o problema estava justamente no arco, que não permitia a correção de pequenas oscilações para compensar o desvio da flecha durante o trajeto até o alvo. Ao trocar o arco por um dispositivo mais moderno e pesado, Wighton precisou acoplar outro equipamento conhecido como steadcam — um braço articulado com molas, usado em câmeras para fazer imagens estabilizadas.

Continua após a publicidade

“Todos esses equipamentos juntos deram ao arco com mira automática uma precisão incrível em objetos estáticos ou em movimento. Mesmo sem olhar diretamente para o alvo é possível conseguir um tiro preciso e limpo, quase sempre na mosca ou próximo a ela por repetidas vezes sem errar feio, como aconteceria antes”, comemora Wighton.

De longe é mais difícil

Apesar de o índice de acertos ser alto, podendo acertar uma “maçã” colocada na cabeça de um bonequinho Lego a uma certa distância, a mira automática não é infalível. O arco ainda enfrenta alguns problemas para atingir alvos mais afastados. O equipamento não consegue calcular a trajetória arqueada da flecha para compensar a parábola em tiros mais longos.

Continua após a publicidade

“Estou trabalhando em uma segunda versão, projetada e aprimorada para acertar alvos a longas distâncias. Tenho a intenção de competir com arqueiros de verdade, mas para isso é preciso corrigir problemas que hoje impedem que a flecha viaje em alta velocidade enquanto desenvolve uma parábola perfeita até atingir o centro do alvo”, encerra Shane Wighton.

Ainda não dá para dizer se a tecnologia conseguirá superar os anos de treinamento de um arqueiro profissional, capaz de calcular trajetórias e prever obstáculos em tempo real. Por enquanto só é possível imaginar que, em um futuro não tão distante, qualquer pessoa poderá empunhar um arco e acertar o alvo na mosca, sem precisar de índice olímpico ou ter medo do xerife de Nottingham.

Fonte: Gizmodo