Facebook desenvolve áudio ultrarrealista para realidades virtual e aumentada

Por Ramon de Souza | 03 de Setembro de 2020 às 23h00
Lucrezia Carnelos
Tudo sobre

Facebook

Saiba tudo sobre Facebook

Ver mais

As tecnologias de realidade virtual e aumentada (RV e RA, respectivamente) já são um tanto convincentes do ponto de vista gráfico — basta uma rápida pesquisa no YouTube para encontrar indivíduos surtando ao experimentar um dispositivo de óculos com simulador de montanha-russa pela primeira vez. Para o Facebook, porém, há como melhor a imersão, especialmente em um aspecto, o áudio.

O Reality Labs Research, laboratório de pesquisas em RV e RA da rede social, acaba de publicar um extenso relatório detalhando os seus esforços para criar um sistema de som “indistinguível da realidade” e que possa “redefinir a audição humana”. A ideia é amplificar sons específicos enquanto silencia ruídos irrelevantes para aquilo que está fora de sua zona de foco atualmente.

A ideia aplicada em óculos de RV envolveria o uso de microfones direcionados que, junto com sensores de posicionamento, identificam para onde o usuário está olhando e intensifica o som daquele elemento (uma TV em um bar ou uma pessoa específica em uma sala de reunião). Naturalmente, o ser humano já regula automaticamente a sua percepção sonora quando presta atenção em algo.

Embora o conceito possivelmente tenha uma aplicação em futuros óculos do Facebook ou da Oculus, a equipe também ressalta que ele poderia ser usado para equipamentos projetados para deficientes auditivos, otimizando próteses através do cancelamento seletivo.

Fonte: Facebook

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.