Facebook cria óculos de RV que projeta olho do usuário para enxergar arredores

Facebook cria óculos de RV que projeta olho do usuário para enxergar arredores

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Agosto de 2021 às 17h12
Reprodução/Facebook

Sim, o título da matéria parece meio loucura: quem ia se preocupar em ver alguém se está usando um acessório de realidade virtual? O Facebook parece estar interessado em resolver o problema e há uma boa razão.

Um dispositivo em desenvolvimento no Facebook Reality Labs permite ao usuário se conectar com quem está fora do mundo virtual com o seu próprio olhar, sem retirar o headset. A pesquisa é curiosa porque projeta o olho da pessoa na frente do dispositivo, o que certamente causa estranheza.

Poderia ser o vidro de óculos comum, mas são câmeras que projetam o olhar (Imagem: Reprodução/Facebook)

Na verdade, isso é fruto de uma tecnologia de câmeras aprimorada do Oculus Quest 2, que registra os arreadores e exibe na tela do aparelho. Assim, a pessoa consegue olhar através do acessório e enxergar o mundo exterior em tempo real. Isso é chamado de "passagem", porque traz elementos do mundo externo para dentro da RV.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O protótipo novo usaria uma tecnologia parecida chamada “passagem reversa”, com uma câmera interna que projeta uma visão tridimensional dos olhos do usuário para um visor externo. O olho da pessoa deixa de ficar escondido e ela consegue ter contato visual com os arredores, assim como os demais podem olhar de volta para quem está com o capacete de RV.

A meta disso tudo é ter um dispositivo em que possibilita uso contínuo e em ambientes sociais. A pessoa poderia, portanto, fazer suas atividades do dia a dia sem precisar remover o headset, já que ela teria uma interação “normal” com os colegas de trabalho ou pedestres na rua. O “normal” vem entre aspas porque o visual ainda é bastante bizarro.

O futuro do RV

Então, se quiser ir à padaria sem deixar o ambiente virtual de lado, você conseguiria com esse dispositivo — isso ajudaria a não tropeçar em obstáculos ou morrer atropelado enquanto atravessa a rua. A parte bacana é a realidade aumentada, dados de GPS e informações adicionais complementares à visão, com uma experiência bastante futurista.

O curioso é o efeito de profundidade no olho que lembra um óculos de mergulho (Imagem: Reprodução/Facebook)

Essa pesquisa é fruto dos experimentos que o Facebook tem feito para oferecer uma aplicação prática do Oculus RV no cotidiano das pessoas. A companhia já tem planos de usar a tecnologia de passagem embarcada em aplicativos de realidade aumentada, como se fosse a tela de um jogo de videogame.

Se der certo, a inovação pode quebrar um pouco o paradigma do isolamento provocado pela tecnologia de RV e ajudar na integração da tecnologia na vida comum. Essa, contudo, ainda é uma realidade bem distante, afinal o conjunto de câmeras empregadas seria caro para os padrões atuais.

Há também outro fator, ainda mais importante, a se ponderar: será que as pessoas se sentirão confortáveis em olhar nos olhos de uma tela? Parece uma experiência bem esquisita para os padrões atuais. O que você acha disso tudo? Teria coragem de usar um capacete assim? Comente.

Fonte: Facebook Research  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.