Novo dispositivo transforma pensamentos em ações; veja!

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 23 de Julho de 2021 às 08h30
Raman Oza/Pixabay

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA) desenvolveram um sistema de interface cérebro-máquina (IMC) vestível que permite ao usuário imaginar uma ação e assim controlar uma cadeira de rodas ou braço robótico.

O sistema analisa os sinais cerebrais de uma pessoa e traduz essa atividade neural em comandos, transformando pensamentos em ações. Esses dispositivos geralmente dependem muito de um gel especial para ajudar a manter o contato com a pele, e exigem longos tempos de configuração. São questões que essa nova invenção almeja solucionar.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O sistema é integrado com eletrodos de microagulhas imperceptíveis, conectados ao crânio, com circuitos sem fio macios, e mede com precisão esses sinais cerebrais para determinar quais ações um usuário deseja realizar. Para isso, a equipe integrou um algoritmo de machine learning e um componente de realidade virtual.

(Imagem: Reprodução/Mahmood et al., 2021)

No que tange a realidade virtual, o dispositivo utiliza a tecnologia Bluetooth para trocar dados com o aplicativo controlador, no tablet ou no computador. Quando o aplicativo controlador detecta uma ação como "movimento da mão direita" ou "olhos fechados", envia uma matriz de bytes correspondente a essa ação.

Assim, na realidade virtual, cubos com quatro cores diferentes (azul, verde, vermelho, amarelo) são gerados, cada um correspondendo a uma ação (movimento dos pés, movimento da mão esquerda, movimento da mão direita, olhos fechados). Confira em vídeo como funciona o dispositivo em questão.

Agora, a ideia dos pesquisadores é otimizar o posicionamento dos eletrodos. O estudo completo pode ser acompanhado na revista Advanced Science.

Fonte: Science Blog

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.