Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

EUA testam míssil 5 vezes mais rápido que a velocidade do som

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Maio de 2022 às 12h55

Link copiado!

Reprodução/Lockheed Martin
Reprodução/Lockheed Martin

Um protótipo de míssil hipersônico fabricado pela Lockheed Martin ultrapassou em cinco vezes a velocidade do som durante um teste realizado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos. A arma atingiu Mach 5 a uma altitude de 65 mil pés, cerca de 19.800 metros acima do nível do mar.

O Hypersonic Air-breathing Weapon Concept (HAWC) foi lançado de um bombardeiro B-52 na costa oeste estadunidense. Para se ter uma ideia da capacidade de voo do míssil, com essa velocidade ele consegue viajar 490 km em menos de cinco minutos.

Continua após a publicidade

“Ainda estamos analisando os dados dos testes de voo, mas estamos confiantes que forneceremos à Força Aérea e à Marinha dos Estados Unidos excelentes opções para diversificar a tecnologia disponível para suas futuras missões e incursões militares”, diz o gerente do programa HAWC Andrew Knoedler.

Novo conceito

O teste faz parte de um projeto mais amplo que apoia os programas de Ataque Rápido Convencional (CPS, na sigla em inglês) da Marinha dos EUA, além dos projetos para o desenvolvimento de armas hipersônicas de longo alcance do exército norte-americano.

Continua após a publicidade

Nesse novo conceito de arma hipersônica, um motor de reforço acelera o míssil até atingir alta velocidade, a partir daí, um propulsor conhecido como “respirador aéreo” entra em ação, impulsionando o armamento até que ele alcance uma velocidade de cruzeiro de aproximadamente 6 mil km/h.

“Esse veículo de ataque consegue lidar com ameaças emergentes em escala global de maneira muito mais rápida e eficiente do que encontramos nos sistemas de segurança em operação atualmente em bases militares dos Estados Unidos”, acrescenta o vice-presidente da Lockheed Martin, John Clark.

Teste bem-sucedido

Segundo autoridades estadunidenses, os testes com o míssil hipersônico HAWC superaram todas as expectativas da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA (DARPA), incluindo integração com sistemas militares atuais, lançamento e velocidade de ataque.

Continua após a publicidade

Ainda não há uma previsão de quando esse tipo de armamento estará disponível para utilização em larga escala, mas os testes bem-sucedidos mostram que mísseis inteligentes, capazes de percorrer grandes distâncias em poucos minutos, podem se tornar realidade em breve para o exército norte-americano.

Após os experimentos bem-sucedidos de chineses e russos com armas hipersônicas, queremos mostrar que os EUA também estão no mesmo compasso dessa tecnologia militar considerada primordial para a manutenção da paz no futuro”, encerra Andrew Knoedler.