Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Empresa cria avatar para você "viver para sempre" no metaverso

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Abril de 2022 às 15h36

Link copiado!

Reprodução/Sommium Space
Reprodução/Sommium Space

A empresa tcheca Sommium Space está desenvolvendo uma maneira para que seus usuários possam “permanecer” no metaverso mesmo depois de mortos. A ideia é baixar dados pessoais suficientes sobre a vida de uma pessoa para criar um avatar digital que consiga interagir com seus entes queridos para sempre.

O modo “Live Forever” permitiria que alguém “renascesse” como um personagem virtual, imitando sua aparência e voz, e até mesmo sua personalidade. Entre as informações que a empresa pretende coletar estão conversas, movimentos, expressões faciais e atitudes que as pessoas têm ao longo da vida.

Continua após a publicidade

“Se eu morrer e tiver esses dados coletados, meus filhos poderão conversar com meu avatar, com meus movimentos, com minha voz. Você vai conhecer a pessoa e, talvez, nos primeiros 10 minutos enquanto fala com ela, você não saberia que é realmente uma inteligência artificial”, explica o CEO da Sommium Space Artur Sychov.

Mundo virtual

Ao contrário de muitos de seus concorrentes, a Somnium Space já é compatível com headsets de realidade virtual como Vive e Oculus 2, permitindo uma experiência 3D muito mais imersiva. Construída no blockchain Ethereum, a plataforma permite ainda que seus usuários comprem terrenos digitais, construam ou importem casas, bens e outros NFTs.

Continua após a publicidade

A empresa também fez uma parceria com a Teslasuit para o desenvolvimento de um traje háptico de corpo inteiro. O equipamento não apenas permitirá que os usuários recebam sinais elétricos comparáveis ​​ao toque humano, mas também fornecerá dados extras graças à inclusão de um scanner que coleta informações biométricas como batimentos cardíacos e níveis de estresse.

“À medida que a inteligência artificial é aprimorada, a semelhança com o avatar cibernético poderá ser melhorada, muito tempo depois de a pessoa ter falecido. Os participantes sempre podem optar por pausar a gravação ou pedir para que a empresa exclua seus dados completamente”, acrescenta Sychov.

Coletando dados

No começo, a Sommium Space coletará apenas os sons e os movimentos que seus usuários fizeram dentro do metaverso da empresa. No entanto, a tecnologia tem potencial para registrar uma quantidade de dados que pode ser até 300 vezes maior do que a que é capturada enquanto uma pessoas utiliza seu telefone celular.

Continua após a publicidade

Segundo a empresa, no futuro será possível reunir informações de como os dedos, olhos, boca, ou o corpo inteiro de uma pessoa se movem, fazendo uma identificação em tempo real e com uma precisão muito maior do que a permitida atualmente pelos sistemas de impressão digital. A Sommium Space pretende começar a escanear seus usuários ainda este ano e lançar os primeiros avatares com o recurso “Live Forever” em 2023.

“Nosso usuários não devem se preocupar em serem vigiados, porque, ao contrário do Facebook, Apple e outros gigantes da tecnologia, a Somnium Space não vende informações pessoais para anunciantes. Não queremos saber seu nome e não nos importamos com quem você é”, encerra Artur Sychov.

Fonte: Vice