Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Empresa brasileira lança jeans capaz de bloquear odores

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Novembro de 2021 às 15h41

Link copiado!

Reprodução/Vicunha
Reprodução/Vicunha

O jeans é um material bastante versátil para construção de roupas, pois oferece durabilidade, beleza e cai bem para quase toda ocasião. Mas ele também pode ser um pouco pesado e fazer o usuário suar no calor, o que pode trazer odores indesejáveis. Foi para tentar mudar esse paradigma que a Vicunha, multinacional brasileira do setor têxtil, criou um jeans tecnológico que bloqueia mau cheiro e traz mais leveza durante a vida útil.

O material foi desenvolvido em parceria com a Polygiene, uma empresa sueca especialista em criar tecidos higiênicos e duráveis. Neste caso específico, as companhias combinaram duas tecnologias — BioStatic e OdorCrunch — aplicadas ao jeans. Segundo a empresa, a primeira foca no combate à formação e crescimento de bactérias causadoras de maus odores, assim você terá uma roupa mais limpa por mais tempo.

Continua após a publicidade

Já a segunda, busca remover quaisquer odores ambientais que podem aderir facilmente a roupas, como fumaça de churrasco, cheiro de cigarro ou os próprios odores corporais da transpiração. A Vicunha explica que a tecnologia consegue encapsular as moléculas de cheiros desagradáveis para quebrá-las na sequência e evitar a aderência na roupa.

Por não acumular bactérias nem cheiros ruins, os produtos fabricados com o jeans especial podem ser lavados menos vezes, o que ajuda a economizar energia, água e dinheiro, além de estender a vida útil da peça. Em geral, os jeans costumam perder a forma, o caimento, as cores e ter as fibras enfraquecidas após muitas lavagens, portanto a expectativa é de maior durabilidade.

Uma inovação necessária

O diretor de marketing da Vicunha, German Alejandro, acredita que essa inovação traz um toque necessário de sustentabilidade para o cliente e o meio ambiente. "Oferecer ao mercado de moda soluções que permitam ao consumidor economizar água e energia lavando menos a roupa traz tantos impactos positivos que acaba sendo não só uma boa tecnologia para a indústria têxtil, mas também uma solução prática e ágil para a sociedade, que exige cada vez mais soluções sustentáveis da cadeia de moda", comenta.

Continua após a publicidade

Além do Brasil, a Vicunha também tem forte atuação na América Latina, Europa e Ásia nos seus 50 anos de mercado: a especialidade são as soluções em jeanswear, mas trabalham com tecidos denin e brim. Agora, a empresa aposta em um produto inovador não somente para aumentar suas vendas, mas para entregar uma solução bem inovadora que pode dar o tom do mercado daqui para frente.