Publicidade

Concreto translúcido impresso em 3D promete revolucionar a construção civil

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Outubro de 2021 às 12h44

Link copiado!

Reprodução/UPV
Reprodução/UPV

Pesquisadores da Universitat Politècnica de València (UPV), na Espanha, desenvolveram um novo tipo de concreto translúcido que permite que desenhos impressos em 3D sejam incorporados ao seu interior, utilizando uma resina transparente para a criação de fachadas customizadas.

Uma das vantagens do material apelidado de HTRANS é que ele pode ser usado com sucesso em projetos de construção civil de baixo custo, como nas paredes externas de um prédio, na sinalização de ruas pavimentadas ou para substituir painéis luminosos caros e com altos índices de poluição visual.

“Qualquer desenho que possamos imaginar pode ser impresso em 3D e incorporado ao processo de construção da fachada. Com o HTRANS podemos criar estruturas incluindo imagens inovadoras, como o logotipo de uma empresa, o rosto de uma pessoa ou o horizonte de uma cidade”, explica o professor de engenharia José Ramón Albiol, coautor do projeto.

Continua após a publicidade

Impressora 3D

Tecnicamente, o cimento translúcido já existe, mas o seu processo de fabricação é manual e demorado, o que acaba impactando diretamente no custo final do produto, tornando sua aplicação inviável em escala industrial por ser caro demais e aumentar consideravelmente o tempo de execução da obra de maneira geral.

“É aqui que temos uma das principais vantagens do HTRANS com a inclusão das peças de resina transparente impressas em 3D no interior do concreto. Graças a isso, podemos automatizar a produção e reduzir significativamente o tempo de fabricação, com uma economia no custo final do produto de cerca de 80%”, acrescenta o professor de engenharia da computação Miguel Sánchez, coautor do estudo.

Continua após a publicidade

Além disso, essas peças impressas em 3D possuem um reforço com diferentes espessuras, garantindo uma resistência maior em toda a estrutura. Com isso, é possível melhorar a qualidade e a definição das imagens tridimensionais em uma fachada sem prejudicar a rigidez geral de todo o projeto arquitetônico.

Tem LED

O HTRANS também pode incorporar elementos de iluminação permanente ou intermitente em seu interior, utilizando lâmpadas de LED de baixa emissão alimentadas por baterias carregadas por meio de uma fonte de alimentação externa ou dispositivos de carregamento sem fio.

Continua após a publicidade

A facilidade de modelar as estruturas em 3D antes da execução final torna possível a implantação de sistemas de iluminação personalizados, dando mais liberdade para engenheiros e arquitetos na elaboração de projetos criativos de decoração ou com uma identidade visual criada especificamente para cada cliente.

“É uma solução inovadora, única no mundo, fácil de transportar e instalar, que tem grande potencial para a construção civil e para a indústria moveleira, ou ainda para publicidade. Também pode ser utilizada em objetos de design como candeeiros ou elementos decorativos, cozinhas móveis e bancadas, pisos externos e internos. Tudo isso em tempo recorde e a um custo bem menor do que temos hoje”, comemora Ramón Albiol.

Fonte: UPV