Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como funciona o míssil hipersônico anunciado pelo Irã?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Novembro de 2022 às 15h29

Link copiado!

SteveAllenPhoto999/Envato
SteveAllenPhoto999/Envato

O Irã afirma ter construído um míssil hipersônico capaz de penetrar em qualquer sistema de defesa aérea do mundo. Segundo o general Amir Ali Hajizadeh — líder do Exército dos Guardiães da Revolução Islâmica (IRGC) — o armamento pode ser manobrado dentro e fora da atmosfera terrestre.

Outras potências mundiais, como China, Rússia e Coreia do Norte, disseram recentemente que possuem sistemas avançados de mísseis hipersônicos. Os Estados Unidos também já deram indícios de progressos significativos no desenvolvimento desse tipo de armamento.

Continua após a publicidade

“Este míssil de alta velocidade terá como alvo principal os sistemas antimísseis mais avançados de nossos inimigos. Eles representam um grande salto geracional no campo de desenvolvimento e na evolução de nossos dispositivos de defesa”, disse o general Hajizadeh numa reportagem da Agência Reuters.

Sem provas

Segundo especialistas, o Irã possui um vasto programa de desenvolvimento de mísseis, mas a construção de uma arma hipersônica requer uma experiência muito mais avançada em comparação com a fabricação de mísseis balísticos convencionais de longo alcance.

Continua após a publicidade

Além disso, os militares iranianos não divulgaram nenhuma especificação técnica ou evidência desse provável míssil hipersônico. Eles também não apresentaram nenhum teste do suposto armamento que possa comprovar que o país tenha realmente desenvolvido uma arma tão avançada.

Para a Organização das Nações Unidas, é provável que o Irã esteja exagerando suas capacidades militares para desviar a atenção de seus problemas internos, como os protestos antigovernamentais que já custaram mais de duzentas vidas e renderam mais de mil prisões em todo o país.

Míssil hipersônico

Mísseis hipersônicos são armas estratégicas, capazes de atingir velocidades superiores a Mach 5 (cinco vezes a velocidade do som), ou quase 6.000 km/h. Eles podem realizar manobras complexas, o que os torna altamente difíceis de interceptar pelos sistemas de defesa aérea.

Continua após a publicidade

A precisão é outro fator importante em um míssil hipersônico de última geração. Um foguete é geralmente usado para carregar o projétil até um ponto predeterminado e, de lá, ele parte na velocidade estipulada até atingir o alvo estabelecido nas coordenadas.

Outra vantagem desse tipo de armamento é a capacidade de manobrar em pleno voo. Teoricamente, esses mísseis podem mudar de trajetória e se manterem no ar por períodos muito mais curtos, dificultando a ação dos radares e a interceptação antes que eles atinjam seu objetivo, mesmo que o alvo esteja a quilômetros de distância.