Publicidade

Colete permite que surdos sintam a música pela vibração

Por| Editado por Luciana Zaramela | 04 de Outubro de 2023 às 18h43

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

A empresa de tecnologia Not Impossible desenvolveu um colete especial que permitem que pessoas surdas sintam a música por meio de vibrações. O projeto acontece por meio do Not Impossible Labs, que se concentra em trazer acessibilidade e contou com o apoio da produtora Newmarket Collective.

O colete Not Impossible tem vibração nos ombros, costas e costelas. Esses pontos de toque podem ser sincronizados com instrumentos, vibrando em conjunto com a melodia, proporcionando uma experiência totalmente diferenciada para quem possui surdez.

Para que a tecnologia fosse colocada à prova, os cientistas responsáveis distribuíram os coletes em um concerto com espectadores, sendo metade deles surda e a outra metade ouvinte. O produto também foi testado com Mandy Harvey, uma cantora surda (que viralizou ao cantar no America's Got Talent 2017), para ajudá-la a vivenciar a música que toca.

Continua após a publicidade

Na prática, os coletes utilizam um tecido vibrante e traduzem o som para a pele, sob a premissa de ser uma alternativa mais sutil às técnicas adotadas pelos espectadores com deficiência auditiva, como ficar perto dos alto-falantes ou segurar um balão para sentir as vibrações.

Anteriormente, a Not Impossible foi a responsável por outras iniciativas inclusivas, permitindo, por exemplo, que skatistas cegos se locomovessem com o auxílio da ecolocalização.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Dá para ver e sentir o som?

Já vimos antes que é possível ver o som: um artista já utilizou ferro fluido e eletroímãs dentro de um compartimento de vidro numa caixa de som para que, quando a caixa fosse ligada, o material se mexesse de acordo com as vibrações, como se estivesse dançando.

O músico neozelandês Nigel Stanford também realizou experimentos para mostrar que é possível "ver" o som, através da diferença da vibração das ondas sonoras de acordo com as notas musicais, enquanto o alto-falante reproduz a mesma frequência do som que ele toca em um sintetizador, bateria, toca-discos e diferentes instrumentos. Confira:

Continua após a publicidade

Fonte: Newmarket Collective, Not ImpossibleScience Focus