Publicidade

Claro testará rede 5G neste domingo em São Paulo

Por| 20 de Outubro de 2019 às 14h30

Link copiado!

WFCCTech
WFCCTech

A Claro, em parceria com a Ericsson, promoverá neste domingo (20) uma experiência com a sua futura rede 5G, no estádio Allianz Arena, na cidade de São Paulo. A ação ocorrerá durante o show Led Zeppelin in Concert, um concerto que vai recriar sucessos da banda britânica e que celebra os 50 anos de seus dois primeiros álbuns.

De acordo com a operadora, no espetáculo serão demonstradas novidades em aplicações da tecnologia 5G no mercado de entretenimento. Executivos tanto da Claro, quanto da Ericsson, estarão presentes no local para dar mais detalhes sobre o que esperar da quinta geração de redes móveis, quando a tecnologia for liberada para uso no Brasil.

A expectativa é a de que o leilão dos espectros necessários para o funcionamento das redes 5G deve acontecer em algum momento de 2020 - a previsão era de que a ação ocorresse em março do ano que vem, mas acabou sendo adiada. Na última quinta-feira (17), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresentou a primeira versão para o conselho diretor responsável pelo leilão. Além disso, um dos membros deste board, o relator Vicente Aquino, propôs diversas mudanças no desenho feito pela área técnica. Isso inclui destinar parte da faixa de 3,5 GHz exclusivamente para provedores de pequeno porte ou novos players de mercado.

Outras operadoras já testam o 5G no Brasil

Continua após a publicidade

Além da Claro, outras operadoras brasileiras já iniciaram testes - em ambientes controlados - de suas redes 5G. A TIM inaugurou um centro de pesquisa e desenvolvimento da tecnologia na cidade de Santa Rita do Sapucaí, interior de Minas Gerais. Situado dentro do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), o laboratório conta com diversas soluções que utilizam a conexão móvel de quinta geração da empresa, em diversas searas voltadas ao aprimoramento inteligente da vida de seus consumidores, desde a rotina do dia a dia até práticas de medicina modernizada e segurança pública.

Batizado de “Casa TIM 5G”, o local opera dentro da frequência 3,5 GHz para operacionalizar a parte de rede das soluções exibidas e corresponde à segunda ativação da conexão como um projeto inteligente da operadora: o primeiro ocorreu em Santa Catarina, na cidade de Florianópolis. Em ambos os casos, foram registradas velocidades médias de 1 Gbps. Além disso, até o final do ano, por meio de uma licença específica concedida pela Anatel, a operadora instalará no Cubo Itaú (localizado na Vila Olímpia, zona sul da capital paulista) uma antena com a rede de quinta geração também em parceria com a Ericsson.

Já a Oi colocou o seu 5G à prova ao fornecer toda a estrutura de rede sem fio do festival musical Rock In Rio, realizado entre 27 de setembro e 06 de outubro deste ano, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Foi o segundo evento de larga escala de 2019 em que o fornecimento de internet e de wi-fi para visitantes ficou sob responsabilidade da empresa — em julho, o 5G da Oi também se fez presente na GameXP, ocorrida no mesmo local.

No festival musical, a conexão 5G foi utilizada pela equipe da própria Oi que, por meio de sua divisão de conteúdo, fez a cobertura do Rock In Rio para os perfis da empresa nas redes sociais. O material postado incluiu transmissões ao vivo diárias e posts com conteúdo de mídia voltado aos bastidores do evento.