Publicidade

TIM testará 5G em São Paulo até o final do ano

Por| 20 de Setembro de 2019 às 18h05

Link copiado!

TIM testará 5G em São Paulo até o final do ano
TIM testará 5G em São Paulo até o final do ano
Tudo sobre TIM

A TIM anunciou nesta sexta-feira (20) que testará a sua tecnologia 5G em São Paulo até o final do ano. Por meio de uma licença específica concedida pela Anatel, a operadora instalará no Cubo Itaú (localizado na Vila Olímpia, zona sul da capital paulista) uma antena com a rede de quinta geração em parceria com a Ericsson. Com isso, startups baseadas no local poderão testar e desenvolver aplicações potencializadas pela nova tecnologia móvel.

O anúncio foi feito no Cubo Conecta 2019, evento que celebra o aniversário do Itaú Cubo. A ativação do 5G é mais uma ação que faz parte da parceria de quatro anos do espaço de empreendedorismo com a operadora e que já havia instalado no espaço o NB-IoT, uma plataforma dedicada para o desenvolvimento de soluções de internet das coisas (IoT) com baixo consumo de energia e grande alcance de cobertura.

“A TIM quer estar inserida em ambientes de inovação, de pesquisa e de empreendedorismo, como o Cubo Itaú, viabilizando tecnologias que fomentem esse ecossistema favorável a criação de novos produtos e serviços que melhorem a vida dos cidadãos do nosso País", avalia o CTIO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville. "Estamos engajados na busca de novas aplicações que contemplem já a próxima onda tecnológica, o 5G, e a parceria com o Cubo Itaú é parte importante deste processo”.

Ainda no Cubo Conecta 2019, a operadora apresentará experiências de alta performance na rede 4G, também em parceria com a Ericsson. Ações focadas em IoT, indústria 4.0, Realidade Aumentada e baixa latência poderão ser potencializadas com o 5G. Todas as experimentações estarão disponíveis para os visitantes do Cubo Itaú durante o evento.

Continua após a publicidade

Parceria produtiva

Nesse último ano de parceria, a TIM avaliou mais de 200 soluções, ultrapassou o lançamento de 30 desafios para startups do Cubo, organizou mais de 20 pitches de inovação e 10 provas de conceito com startups. Um dos exemplos é a MOL- Mediação Online, empresa especializada na resolução de conflitos, que ajuda com os desafios de redução de custos no contencioso. A outra é a OvermediaCast, com soluções de videobot, para aumentar a satisfação dos clientes com o atendimento. Algumas startups, inclusive, tornaram-se fornecedoras da TIM, como a Intelipost, com soluções que integram de forma inteligente a cadeia logística. Outras, como a Enjoy, que oferece automação de bebidas on tap. já são parceiras da companhia para testar novas soluções de conectividade em IoT.

Além disso, nos últimos 12 meses, quase uma centena de colaboradores da TIM das áreas de compras, sustentabilidade, governança, financeiro, logística, RH, comercial, marketing, atendimento e tecnologia passaram por imersões no ecossistema de startups, para avaliar e explorar aspectos relacionados à transformação digital e seus desdobramentos no ambiente corporativo.

Casa TIM 5G

Continua após a publicidade

A TIM também inaugurou um centro de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia 5G na cidade de Santa Rita do Sapucaí, interior de Minas Gerais. Situado dentro do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), o laboratório conta com diversas soluções que utilizam a conexão móvel de quinta geração da empresa, em diversas searas voltadas ao aprimoramento inteligente da vida de seus consumidores, desde a rotina do dia a dia até práticas de medicina modernizada e segurança pública.

Batizado de “Casa TIM 5G”, o local opera dentro da frequência 3,5 GHz para operacionalizar a parte de rede das soluções exibidas e corresponde à segunda ativação da conexão como um projeto inteligente da operadora: o primeiro ocorreu em Santa Catarina, na cidade de Florianópolis. Em ambos os casos, foram registradas velocidades médias de 1 Gbps.

O Canaltech visitou o espaço e fez uma matéria completa sobre o projeto. Confira!