Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas criam luva que consegue "sentir" o metaverso

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Janeiro de 2023 às 10h10

Link copiado!

Reprodução/NUS
Reprodução/NUS

Pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura (NUS) desenvolveram um novo tipo de luva háptica que promete aprimorar a sensação de toque dos usuários em um ambiente de realidade virtual (RV), proporcionando uma experiência muito mais realista dentro do metaverso.

Segundo os engenheiros envolvidos no projeto, o gadget batizado de HaptGlove é relativamente pequeno, leve e não possui nenhum tipo de cabo ou amarras, fornecendo ao usuário estímulos de pele e movimento durante a interação com objetos digitais em tempo real.

“O conceito de luvas hápticas não é novo, mas as tecnologias atuais não são capazes de fornecer uma sensação de toque realista. Motores de vibração e atuadores pneumáticos convencionais não conseguem replicar características como dureza e forma no mundo real”, explica o professor Lim Chwee Teck, autor principal do estudo.

Continua após a publicidade

HaptGlove

A HaptGlove incorpora um controle pneumático muito mais leve, baseado em uma tecnologia recente de detecção microfluídica desenvolvida pela equipe, que promete reduzir significativamente o tamanho e o peso da luva, sem a necessidade de acessórios volumosos para funcionar.

O equipamento possui cinco pares de módulos de feedback háptico, um para cada dedo da mão do usuário. Esses módulos adaptáveis e responsivos são controlados sem fio e conseguem detectar um objeto de realidade virtual conforme seu tamanho, forma e rigidez.

Continua após a publicidade

“Quando um usuário coloca HaptGlove, ele pode sentir o contato quando a mão do avatar toca, agarra e manipula um objeto de RV. Isso acontece graças a um penetrador pneumático microfluídico que fornece pressão à ponta dos dedos. A luva também simula a forma e a rigidez do objeto, restringindo as posições dos dedos do usuário para adicionar realismo à interação virtual”, acrescenta Teck.

Sensação de toque real no metaverso

Utilizando um software desenvolvido pela própria equipe da Universidade de Singapura, a HaptGlove alcança um atraso visual-háptico de menos de 20 milissegundos — muito mais rápido do que luvas de RV convencionais — proporcionando uma experiência de toque quase em tempo real.

Outra vantagem da nova luva sensorial está no peso do equipamento. Além de ser muito mais confortável de usar, ela pesa apenas 250 gramas. Segundo os engenheiros, um dispositivo háptico disponível comercialmente pesa em torno de 450 gramas ou mais.

Continua após a publicidade

“Além dos jogos, o HaptGlove tem aplicações úteis nas áreas de medicina e educação, como ajudar cirurgiões a se prepararem melhor para uma operação simulando um ambiente realista, ou proporcionar aos alunos uma experiência prática de aprendizado, emulando o toque em diferentes partes do corpo”, encerra o professor Lim Chwee Teck.

Fonte: NUS