Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Luva cheia de sensores promete melhorar a comunicação por gestos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Junho de 2021 às 18h30

Link copiado!

Reprodução/Comenius University
Reprodução/Comenius University

Pesquisadores da Universidade Comenius, na Eslováquia, criaram um novo sistema para o reconhecimento de gestos manuais. Com cinco sensores inerciais colocados em cada um dos dedos, a luva consegue identificar uma quantidade muito maior de sinais usados durante a comunicação.

A WaveGlove possui um hardware personalizado baseado em uma arquitetura de rede conhecida como “transformer”, que é responsável por todo o trabalho de processamento de linguagem natural. A tecnologia aumenta a precisão de classificação dos gestos e permite o uso de um vocabulário muito mais rico e variado.

“A presença de vários sensores nos permite projetar um vocabulário mais denso em comparação com sensores portáteis individuais. Os gestos que classificamos usando vários sensores são semelhantes aos que já usamos em nosso dia a dia. Isso torna o uso de um dispositivo como o WaveGlove mais fácil e natural", explica o engenheiro responsável pelo protótipo, Matej Kralik.

Continua após a publicidade

WaveGlove

Com o novo sistema de reconhecimento, os pesquisadores conseguiram reunir dois conjuntos de dados com mais de 11 mil amostras de gestos manuais. Eles também desenvolveram dois vocabulários com gestos diferentes: um contendo oito movimentos de mão inteira e outro com 10 sinais mais complexos, em que os dedos se movem de maneiras distintas.

Depois de compilar os dados de cada conjunto de gestos, os cientistas compararam mais de dez métodos de classificação e reconhecimento gestual. O principal objetivo é fazer com que todo o sistema seja padronizado, criando uma espécie de linguagem universal que pode ser usada por um operador humano.

Continua após a publicidade

"Até onde sabemos, nós criamos o primeiro conjunto de dados multissensoriais disponíveis ao público com bases sólidas e significativas na área de reconhecimento de gestos manuais, usando sensores espalhados por todos os dedos e sem comprometer a eficácia do sistema", afirma Kralik.

Futuro

A ideia dos pesquisadores é aprimorar os dispositivos de reconhecimento de gestos já existentes no mercado que funcionam com apenas um sensor acoplado. Além disso, o novo sistema multissensorial poderá ser usado em aplicações para melhorar a comunicação entre humanos e máquinas no futuro.

Continua após a publicidade

Em um próximo passo, os pesquisadores pretendem aumentar o vocabulário gestual da WaveGlove, fazendo com que o dispositivo possa reconhecer e traduzir os gestos utilizados em linguagens de sinais para auxiliar a comunicação de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva.

“Agora pretendemos explorar o ajuste fino do modelo baseado na tecnologia transformer, aumentando o tamanho e a variabilidade do conjunto de dados para expandir o vocabulário multissensorial de gestos, tornando o dispositivo mais prático e versátil para utilização em situações comuns do dia a dia”, completa Matej Kralik.

Fonte: Comenius University