Cientistas criam bateria feita inteiramente de comida

Por| Editado por Luciana Zaramela | 18 de Abril de 2023 às 18h05

garloon/envato

Em março, um grupo de cientistas desenvolveu uma bateria recarregável feita inteiramente de comida. A tecnologia foi publicada na revista Advanced Materials. O protótipo gera uma corrente capaz de fornecer energia a pequenos eletrônicos.

Feita de substâncias totalmente comestíveis, a bateria pode se dissolver com segurança no estômago. Os próprios pesqusiadores apontam que esse tipo de tecnologia pode ser utilizada para a alimentação de sensores direcionados a monitorar determinadas condições de saúde ou de armazenamento de alimentos.

O grupo também aponta que, dado o nível de segurança dessas baterias, elas podem ser usadas em brinquedos infantis, por exemplo, onde há alto risco de ingestão.

Os componentes da bateria incluem vitamina riboflavina para o ânodo da bateria (sua extremidade 'negativa') e o suplemento quercetina como cátodo (a extremidade 'positiva'). O eletrólito (que gera a carga elétrica) é feito de uma solução à base de água, e o separador (que evita curtos-circuitos) é feito de nori (alga encontrada em sushi, normalmente).

Os cientistas já estão desenvolvendo aparelhos com maior capacidade e reduzindo o tamanho. Ainda está um pouco distante a utilização do dispositivo na prática, mas os pesquisadores por trás do protótipo esperam que seu trabalho leve a novos desenvolvimentos na área.

Recentemente, um grupo de pesquisadores do KTH Royal Institute of Technology desenvolveu uma bateria sustentável à base de coco, limão e madeira, capaz de aquecer e resfriar. O acrilato de limoneno se transforma em um polímero de base biológica quando aquecido, restaurando a resistência da madeira e permitindo a penetração da luz. Assim, as moléculas do coco ficam presas no material, possibilitando o armazenamento e a liberação de energia.

Fonte: Advanced Materials via Science Alert