Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bateria alimentada por rocha vulcânica pode ser viável em breve, diz youtuber

Por| Editado por Luciana Zaramela | 31 de Janeiro de 2023 às 09h32

Link copiado!

Galyna_Andrushko/Envato
Galyna_Andrushko/Envato

O youtuber Matt Ferrell publicou um video no canal Undecided argumentando sobre a possibilidade de fabricação de baterias alimentadas por rochas vulcânicas. Segundo ele, esse sistema de armazenamento de energia térmica (TES, na sigla em inglês) é ideal para conservar a eletricidade produzida por fontes sustentáveis.

Esses dispositivos possuem uma eficiência maior, podendo ser utilizados em equipamentos de aquecimento urbano ou aplicações industriais. Outra vantagem é que o sistema TES é baseado em tecnologias já existentes, como baterias que armazenam o excesso de energia na forma de calor, sais fundidos, pedras e rochas.

“Com esse sistema você não precisa se preocupar com a escassez dos materiais ou com o impacto ambiental, como ocorre com o lítio. Essas matérias-primas não degradam e são muito mais baratas em comparação com métodos atuais de armazenamento de energia”, explica Ferrell no vídeo.

Continua após a publicidade

Rochas vulcânicas

Algumas empresas ao redor do mundo sugerem que a utilização de rochas vulcânicas seria uma saída viável para contornar os problemas ambientais causados durante o processo de fabricação de baterias químicas, feitas à base de íons de lítio.

Um dos principais pilares desse novo sistema de armazenamento de energia é o uso de rochas vulcânicas trituradas, abastecidas com energia elétrica convertida em ar quente por meio de um sistema que as aquece a 750 graus Celsius. Quando a demanda por energia atinge o pico, a bateria usa uma turbina a vapor para eletrificar a energia armazenada.

Continua após a publicidade

“Esse é um sistema inovador, capaz de aproveitar um material em abundância no planeta Terra, que possui um custo relativamente baixo e pode ser usado em larga escala para armazenar grandes volumes de eletricidade no futuro”, acrescenta Ferrell.

Matéria-prima de sobra

Teoricamente, não há limitações geográficas para essa tecnologia, uma vez que há materiais abundantes em todo o mundo com as características necessárias para compor os ciclos de aquecimento e resfriamentos, presentes geralmente nas rochas vulcânicas.

A única desvantagem, pelo menos por enquanto, é que essa técnica não está madura o suficiente para ser implantada em escalas industriais, para abastecer regiões densamente populosas e que precisam armazenar a eletricidade obtida por meio de painéis solares ou sistemas eólicos.

Continua após a publicidade

“Ainda não sabemos se essas baterias alimentadas por rochas vulcânicas são realmente viáveis do ponto de vista econômico e ambiental. Não conhecemos definitivamente suas desvantagens, mas é fato que elas podem mudar o jogo, transformando o armazenamento de calor em energia renovável”, encerra Ferrell.

Fonte: Undecided